O início do ano é o momento ideal para revisar metas corporativas e alinhar o foco estratégico. Com base nisso, o empresário Julian Teicke, CEO da seguradora alemã Wefox, listou seis passos eficazes para impulsionar uma empresa.
Teicke sabe do que fala. A Wefox foi a fintech europeia que levou menos tempo para se tornar unicórnio, atingindo um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão antes da abertura de capital. Além da seguradora, Teicke fundou a DeinDeal, um dos maiores players de comércio eletrônico na Suíça, vendido em 2015. “Com base em minha experiência na construção da Wefox e em muitas outras empresas, desenvolvi um processo de formulação de estratégia tão eficaz quanto pragmático.”
Veja os seis passos estratégicos para o crescimento da empresa, segundo Teicke:
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Getty Images 1 – Estabeleça metas claras de longo prazo
Compreender o “porquê” da sua organização é o primeiro passo. Não se trata apenas de lucros; trata-se de propósito e paixão. Defina detalhadamente a visão para 2030, incluindo abrangência geográfica, receita, lucros, tamanho e margens das linhas de negócios, e avaliação. Detalhes geram clareza, abrindo caminho para decisões informadas hoje.
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Getty Images 2 – Defina as metas de médio prazo
Defina seus objetivos para os próximos 2-3 anos para orientar a sua equipe. O plano deve incluir desafios previstos e estratégias para superá-los. Essas metas devem representar um equilíbrio entre praticidade e ambição. Se feito corretamente, isso fortalecerá a confiança em sua liderança e em sua visão de longo prazo, pois a sua equipe compreenderá que você não perdeu contato com a realidade e está atento aos desafios enfrentados no dia a dia.
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Getty Images 3 – Determine sua meta principal em uma frase
É fácil se perder nas operações diárias, então passe pelo exercício de destilar a sua ambição anual em uma única declaração orientadora. Essa frase mantém o foco no que realmente importa ao longo do ano, garantindo que toda a organização esteja alinhada e direcionada para esse objetivo singular. Essa meta não é negociável e precisa ser repetida várias vezes ao longo do ano.
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Getty Images 4 – Crie no máximo cinco prioridades anuais
Em toda startup há um milhão de coisas para fazer. As pessoas têm um milhão de boas razões para que cada uma das prioridades seja importante. Limite seus objetivos estratégicos a um máximo de cinco. Isso força a priorização, garantindo que os recursos se concentrem nas áreas mais impactantes. Trata-se de fazer menos coisas, mas fazê-las melhor.
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Getty Images 5 – Alinhe prioridades da equipe e objetivos da empresa
A estratégia deve ser tão eficaz quanto a execução. Certifique-se de que cada departamento esteja alinhado com as prioridades da empresa, avançando juntos. Essa sinergia é essencial para a eficácia organizacional. Como líder, você quer que sua equipe reme em ritmo conjunto – se um único membro sair de sincronia, há riscos para o sucesso de toda a equipe.
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Getty Images 6 – Acompanhe o progresso mensalmente
As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Esse modelo garante o cumprimento delas dentro de um prazo específico. Avaliações regulares e honestas são cruciais. Se as metas precisarem de ajustes, faça isso de maneira transparente, aprendendo com eventuais equívocos. Um sistema robusto de acompanhamento constrói confiança e comprometimento, impulsionando a organização em direção aos seus objetivos.
1 – Estabeleça metas claras de longo prazo
Compreender o “porquê” da sua organização é o primeiro passo. Não se trata apenas de lucros; trata-se de propósito e paixão. Defina detalhadamente a visão para 2030, incluindo abrangência geográfica, receita, lucros, tamanho e margens das linhas de negócios, e avaliação. Detalhes geram clareza, abrindo caminho para decisões informadas hoje.