O Spotify informou nesta terça-feira que os usuários ativos mensais e os assinantes no quarto trimestre ficaram acima das expectativas, uma vez que a empresa cresceu em todas as regiões, e afirmou que as tendências de receita e lucratividade parecem favoráveis este ano.
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A empresa de streaming de música se aventurou em podcasts e audiolivros, enquanto busca aumentar sua base de usuários para 1 bilhão até 2030. O Spotify também aumentou os preços para seus assinantes e demitiu milhares de funcionários para impulsionar os lucros e aumentar a eficiência.
O número de usuários ativos mensais aumentou em 23%, para 602 milhões no quarto trimestre, superando a estimativa do próprio Spotify e as previsões dos analistas, de 601,33 milhões.
Os assinantes premium, que respondem pela maior parte da receita da empresa, aumentaram 15%, para 236 milhões, superando as estimativas de 235,1 milhões, de acordo com dados da LSEG.
A empresa espera que os assinantes premium do trimestre atual atinjam 239 milhões, acima das estimativas de 238,3 milhões.
No entanto, a previsão do primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas de Wall Street para o total de usuários e receita.
A previsão de usuários mensais do Spotify para o primeiro trimestre, de 618 milhões, ficou abaixo das estimativas de 618,8 milhões. A empresa espera que a receita chegue a 3,6 bilhões de euros, abaixo das expectativas de 3,64 bilhões de euros.
A empresa registrou um prejuízo operacional de 75 milhões de euros no quarto trimestre, em comparação com um prejuízo de 231 milhões de euros no trimestre anterior.
Depois de anunciar sua última rodada de demissões em massa em dezembro, o Spotify previu um prejuízo operacional no quarto trimestre entre 93 milhões de euros e 108 milhões de euros devido aos encargos.
A receita aumentou 16%, para 3,67 bilhões de euros, mas não atingiu as estimativas de 3,72 bilhões, já que sofreu um impacto das perdas cambiais.
A receita suportada por anúncios cresceu 12% em relação ao ano anterior, uma vez que a receita de publicidade de música voltou a acelerar, e a publicidade de podcast também cresceu dois dígitos.