Ao estabelecer metas financeiras, é comum que muitas pessoas se concentrem exclusivamente no aspecto monetário, negligenciando fatores como aspirações e hábitos. Embora direcionar a atenção para os recursos financeiros possa ser útil para atingir as metas, existe o risco de perder de vista o quadro geral. As metas funcionam como marcos, indicando o progresso na jornada. No entanto, sem definir a direção certa desde o início, esses marcos podem levar a lugar nenhum.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Estabelecer, por exemplo, uma meta de economia para a aposentadoria de R$ 1 milhão carece de significado sem compreender suas implicações. É crucial avaliar quais são as aspirações quando esse objetivo for alcançado. Muitos desejam viajar pelo mundo, iniciar novas atividades ou comprar uma casa na praia. Portanto, mais do que apenas determinar um valor, é necessário colocar no papel essas aspirações. Pesquisas demonstraram que aqueles que entendem o “porquê” por trás de uma meta têm mais chances de alcançá-la com sucesso.
Leia também:
- Como ser mais bem-sucedido em suas metas de carreira para 2024
- A maioria das pessoas não atinge as metas de ano novo; veja como fazer diferente
- Você se orgulha das metas que já alcançou?
Caso o desejo futuro seja manter o padrão de vida atual, considere economizar para alcançar esse objetivo, mas avalie possíveis obstáculos ao longo do caminho. Quando se trata de metas de aposentadoria, leve em consideração os custos com saúde. Mas, em vez de focar apenas nisso, dedique tempo para visualizar como será a aposentadoria, como você gastará seu tempo, seu dinheiro e onde encontrará felicidade. Concentre-se nesse estado futuro e na aspiração final para tornar essas metas mais claras, mais alinhadas e mais realizáveis.
Depois das aspirações vêm os hábitos
Uma vez que as aspirações estão definidas, é vantajoso direcionar o foco para hábitos em vez de metas. A formação de hábitos é mais valiosa do que simplesmente estabelecer resoluções.
Concentrar-se na formação de hábitos é benéfico, pois metas financeiras às vezes podem parecer inatingíveis. Por exemplo, enfrentar uma grande dívida pode parecer uma tarefa assustadora, e a sensação de não ter uma saída pode ser sufocante. Uma abordagem sensata é visualizar o plano de ação em uma série de ações diárias ou pequenos passos que podem ser incorporados à rotina. Automatize a divisão do salário, direcionando uma parte diretamente para uma conta poupança, de modo que ao longo do tempo consiga pagá-la. Essa pequena mudança é menos desgastante mentalmente e esses pequenos passos podem ajudá-lo.
Hábitos financeiros positivos também podem exigir uma mudança. Avalie se seu estilo de vida atual e sua comunidade estão alinhados com suas aspirações financeiras de longo prazo. Se não estiverem, considere fazer uma mudança.
Ao revisar seu orçamento ou situação financeira, certifique-se de não perder de vista o quadro geral — o que te faz feliz e o que a liberdade financeira significa para você. Comece com aspirações de vida, alinhe sua situação financeira e desenvolva bons hábitos financeiros que estejam em sintonia com esses resultados finais.