A Nvidia está atualmente oferecendo aos clientes amostras de seus dois novos chips de inteligência artificial destinados ao mercado chinês, disse o presidente-executivo da companhia, Jensen Huang, em uma tentativa de defender seu domínio de mercado no país, agora ameaçado pelas restrições de exportação dos Estados Unidos.
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“Estamos experimentando com os clientes agora. Estamos aguardando ansiosamente o feedback dos clientes”, disse Huang à Reuters na quarta-feira (21), em uma entrevista após a divulgação dos resultados trimestrais da Nvidia.
“Esperamos competir por negócios e, tomara, possamos atender o mercado com sucesso.”
Huang não mencionou os nomes dos chips ou dos clientes e a Nvidia não respondeu imediatamente a um pedido de esclarecimento.
O boletim informativo do setor de chips, SemiAnalysis, informou em novembro que a Nvidia estava se preparando para lançar três chips – H20, L20 e L2 – para o mercado chinês. Os chips incluem a maioria dos recursos mais recentes da Nvidia para o trabalho de IA, mas tiveram parte de seu poder de computação reduzido para cumprir as novas regras dos EUA, de acordo com a análise do boletim informativo das especificações dos chips.
A Reuters informou no início deste mês que a Nvidia começou a fazer pré-encomendas do chip H20, o mais potente dos três chips destinados ao mercado chinês, e que seus distribuidores estavam fixando o preço no mesmo nível de um produto rival da Huawei.
Esperava-se que o H20 fosse lançado originalmente em novembro, mas foi adiado devido a problemas que os fabricantes de servidores estavam tendo para integrar o chip, informou a Reuters no final do ano passado.
Os negócios da Nvidia na China foram afetados depois que Washington ampliou as medidas de controle de exportação em outubro, o que incluiu mais restrições às remessas de chips avançados da Nvidia para a China.
“Neste último trimestre, nossos negócios diminuíram significativamente, pois paramos de enviar para o mercado (para a China)”, disse Huang durante a chamada de resultados.
Para o quarto trimestre fiscal, que terminou em 28 de janeiro, a Nvidia registrou vendas de US$ 1,9 bilhão no mercado chinês, que inclui Hong Kong, de acordo com cálculos da Reuters baseados nos resultados da empresa.
Isso representou cerca de 9% das vendas totais, abaixo dos 22% do trimestre anterior, quando a empresa registrou US$ 4 bilhões em vendas na região.
“Esperamos que este trimestre seja mais ou menos o mesmo. Mas, depois disso, esperamos poder competir por nossos negócios e fazer o melhor que pudermos, e veremos o resultado”, disse Huang na teleconferência de resultados.