Bom dia. Estamos na sexta-feira, 2 de fevereiro.
Cenários
A sessão começa com as atenções voltadas para vários indicadores de emprego a ser divulgados nos Estados Unidos. Entre eles, o nível de emprego não-agrícola (“non-farm payrolll”), a taxa de desemprego e a variação do ganho médio por hora trabalhada.
A projeção é que esses indicadores mostrem uma descompressão, ainda que marginal, do mercado de trabalho nos Estados Unidos. A projeção do emprego não-agrícola é da abertura da 187 mil vagas em janeiro, abaixo do resultado preliminar de dezembro, que registrou a abertura de 218 mil vagas.
Perspectivas
Por que esses números são tão importantes? Eles vão definir a trajetória futura dos juros nos Estados Unidos. Na quarta-feira (31), o Federal Reserve (FED), banco central americano, manteve os juros inalterados na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano. Ao comentar essa decisão, Jerome Powell, presidente do FED, disse que seria “improvável” que as taxas começassem a cair na próxima reunião do FED, marcada para março. Porém, ele acrescentou que a trajetória dos juros está cada vez mais “dependente dos dados”.
Assim, um arrefecimento do mercado de trabalho pode indicar uma redução na pressão inflacionária, e um aumento da probabilidade de juros menores.
Indicadores
- Brasil
IPC Fipe (Jan)
Observado: 0,46%
Esperado: ND
Anterior: 0,38%
Pesquisa Mensal da Indústria (Dez)
Esperado: 0,1%
Anterior: 1,3%
- Estados Unidos
Empregos não agrícolas (Jan)
Esperado: 187 mil
Anterior: 218 mil
Desemprego (Jan)
Esperado: 3,8%
Anterior: 3,7%
Ganho médio por hora (Jan)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,4%