Lançado nos Estados Unidos em 1962 e praticado no Brasil há cerca de dez anos, o Dia do Consumidor vem se tornando mais conhecido. Uma pesquisa que ouviu 800 pessoas realizada pela empresa de tecnologia do comércio Méliuz detectou que 84% dos entrevistados pretendem procurar promoções nesta data. Uma pesquisa semelhante de 2023 mostrou que esse percentual era de aproximadamente 60%.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Segundo a pesquisa da Méliuz, os itens que prometem ser mais procurados são eletrodomésticos, roupas, calçados e acessórios. E cerca de 19,7% vão buscar promoções em itens que atendem necessidades básicas.
Leia também:
- 62% dos consumidores fazem até cinco compras online por mês, aponta pesquisa
- Live-commerce, um mercado de US$ 160 bi e muitas diferenças entre Brasil e China
- 90 maneiras simples de reduzir seu custo de vida em 2024
O levantamento mostrou que, neste ano, 66,9% dos entrevistados devem gastar mais de R$ 300, um aumento em relação aos 42,8% que se dispunham a desembolsar esse valor em 2023. E 66,7% disseram que pretendem parcelar as compras no cartão de cartão de crédito. Cerca de 15,7% vão pagar no cartão de crédito sem parcelar e 12,6% deverão pagar por meio de Pix.
A Méliuz preparou uma campanha de vendas em parceria com varejistas como Magalu, Nike e Casas Bahia que oferecem descontos e cashback.