A Terraform Labs e seu fundador Do Kwon construíram um “castelo de cartas” e mentiram para os investidores sobre a estabilidade de uma criptomoeda cujo colapso atingiu os mercados em 2022, disse um advogado do órgão fiscalizador dos mercados financeiros dos Estados Unidos (SEC) a um júri de Manhattan no começo de julgamento por fraude nesta segunda-feira.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A SEC acusou Kwon e a empresa de blockchain sediada em Cingapura de enganar os investidores em 2021 sobre a estabilidade do TerraUSD, uma stablecoin projetada para manter um valor de 1 dólar. O regulador também os acusou de alegar falsamente que o blockchain da Terraform era usado em um popular aplicativo de pagamento móvel coreano.
“O Terra era uma fraude, um castelo de cartas, e quando entrou em colapso, os investidores perderam quase tudo”, disse o advogado da SEC, Devon Staren, no julgamento.
Leia também:
- Intel recua na bolsa com receio por limite da China a chips dos EUA
- Presidente da Boeing vai deixar cargo no final de 2024
- Nelson Kaufman renuncia como CEO da Vivara e ocupará presidência do conselho
Louis Pellegrino, um advogado da Terraform, disse que o caso do regulador se baseia em evidências escolhidas a dedo e no depoimento de testemunhas que esperam receber pagamentos de delatores se a SEC vencer.
O advogado de Kwon, David Patton, disse que o empresário nunca apresentou a criptomoeda da Terra como livre de riscos. “Fracasso não é igual a fraude”, disse Patton.
Kwon não comparecerá ao julgamento, que deve durar cerca de duas semanas. Ele foi preso em Montenegro em março de 2023 e está aguardando extradição para sua terra natal, a Coreia do Sul, onde enfrenta acusações criminais. Na sexta-feira, um tribunal de Montenegro adiou sua extradição depois que o escritório do promotor de lá expressou preocupações sobre o processo.
Os promotores federais de Nova York também acusam Kwon de fraude e estão buscando sua extradição para os Estados Unidos.
Kwon criou o TerraUSD e o Luna, um token mais tradicional que flutuava em valor, mas estava intimamente ligado ao TerraUSD.
A SEC estima que os investidores perderam mais de 40 bilhões de dólares com os dois tokens combinados quando a paridade do TerraUSD ao dólar não pôde ser mantida em maio de 2022.
O colapso também reduziu o valor de outras criptomoedas, incluindo o bitcoin, e causou um caos mais amplo no mercado de criptomoedas, levando várias empresas a declararem falência em 2022.
A SEC disse que Kwon e a Terraform combinaram secretamente com um terceiro a compra de grandes quantidades de TerraUSD para sustentar o preço quando a stablecoin perdeu a paridade um ano antes, em maio de 2021. Kwon atribuiu falsamente a recuperação à confiabilidade dos algoritmos do TerraUSD, de acordo com o regulador.
A SEC também disse que Kwon e Terraform divulgaram falsamente o blockchain da Terraform como sendo usado para processar e liquidar transações entre clientes e comerciantes no aplicativo de pagamento Chai.
O juiz ainda não determinou o valor da indenização que a Terraform deve pagar. A empresa, que entrou com pedido de recuperação judicial em janeiro, disse que uma penalidade poderia exceder seus ativos.