Saúde e bem-estar são direitos dos funcionários. Foi com base nessa premissa que a startup brasileira Gympass alcançou o status de unicórnio, com um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões). Agora, a empresa está passando por uma mudança significativa, adotando uma nova identidade sob o nome de Wellhub. Além de conectar os funcionários a academias, a plataforma oferecerá serviços como nutrição, terapia e cuidados com o sono.
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“Evoluímos”, disse Priscila Siqueira, CEO da plataforma no Brasil. “Partimos de uma startup e agora somos um unicórnio, estamos presentes em 11 países. Não somos mais apenas um plano de academia, somos uma plataforma de bem-estar.”
As empresas aderem ao Wellhub e os funcionários não têm acesso apenas a academias e estúdios, mas também a outros serviços. Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostrou que investir na saúde dos funcionários pode gerar retorno. A pesquisa indicou que os trabalhadores que praticam exercícios físicos são mais motivados. Outro estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) calculou que cada US$ 1 (R$ 5) investido em prevenção do sedentarismo gera um retorno de US$ 4 (R$ 20) para empresa.
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Siqueira acrescenta que uma pesquisa interna com mais de cinco mil trabalhadores revelou que 93% dos entrevistados consideram o bem-estar tão importante quanto o salário. “Aproximadamente 61% dos nossos usuários não praticavam nenhuma atividade antes do Wellhub. Nós os incentivamos a adotar hábitos mais saudáveis”.
Com essa mudança, a plataforma agora conta com mais de 55 mil parceiros, incluindo FitDance, Apple Fitness e Headspace. Além disso, o aplicativo apresenta novas atualizações, como:
- Nova categoria de terapia, com acesso a terapeutas e sessões
- Novo design do app, com navegação intuitiva e personalização
- Gestão de folha de pagamento, permitindo a opção de desconto em folha
- Painel para o RH, que permite administrar a adesão, monitorar o uso e mensurar resultados, tudo em um único lugar.
O mercado de saúde é promissor. De acordo com o Global Wellness Institute, os negócios relacionados ao bem-estar geraram uma receita global de US$ 5,6 trilhões (R$ 28 trilhões) em 2022. Na última rodada de investimentos, em agosto do ano passado, o Wellhub levantou US$ 85 milhões (R$ 428 milhões), avaliando a empresa em US$ 2,4 bilhões (R$ 12 bilhões).
Sem divulgar valores específicos, a companhia informou que ultrapassou 2,7 milhões de usuários no mundo e possui mais de 15 mil clientes corporativos.