Bom dia. Estamos na quarta-feira, 3 de abril.
Cenários
O dia terá muitos indicadores de atividade econômica relevantes para o mercado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Por aqui, haverá a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal / Produção Física (PIM/PF) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos Estados Unidos, os índices PMI do setor de serviços e o relatório de empregos privados da empresa de informática ADP.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
Esses indicadores são importantes pois a trajetória futura dos juros nos EUA é dependente dos dados. No início da semana, números industriais americanos mais fortes do que o esperado provocaram uma alta das taxas no mercado secundário de juros e levaram a uma correção para baixo nos preços das ações que afetou os mercados ao redor do mundo (Brasil inclusive).
Novos indicadores de robustez da atividade econômica americana podem repetir esse efeito, postergando ainda mais o prognóstico de início do corte das taxas pelo Federal Reserve (FED), o banco central americano.
Indicadores
- Brasil
Inflação IPC Fipe (Mar)
Observado: 0,26%
Esperado: ND
Anterior: 0,46%
Produção industrial (Fev)
Esperado: + 0,3%
Anterior: – 1,6%
Produção Industrial (12m)
Esperado: 5,6%
Anterior: 3,6%
- Estados Unidos
Relatório de empregos ADP (Mar)
Esperado: 148 mil
Anterior: 140 mil
PMI do setor de serviços (Mar)
Esperado: 51,7
Anterior: 52,3
PMI ISM Não-manufatura (Mar)
Esperado: 52,8
Anterior: 52,6
- Zona do Euro
Inflação ao consumidor (12m)
Observado: 2,4%
Esperado: 2,5%
Anterior: 2,6%