O volume de vendas do varejo registrou queda de 2,5% em março na comparação anual, de acordo com a 15ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. Apesar disso, o levantamento, realizado em parceria com o Instituto Propague, mostrou que, em relação a fevereiro, as vendas tiveram ligeira alta de 0,2%.
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“Os resultados desse mês nos mostram que, embora o resultado no comparativo com o ano passado seja negativo, quando olhamos para a evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se contínua tendência de melhora”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli.
O levantamento avaliou seis segmentos, sendo eles: artigos médicos, farmacêuticos, perfumaria e cosméticos; supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; vestuários e calçados; material de construção.
Entre eles, apenas o nicho de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou alta no comparativo anual, com crescimento de 0,7%. Por outro lado, o segmento de livros e jornais, revistas e papelaria registrou a pior baixa do mês, com queda de 13,2% no consumo.
O setor de material de construção recuou 12%, enquanto tecidos, vestuário e calçados caiu 4,5%. Departamentos como eletrodomésticos e artigos farmacêuticos ficaram por último com 4,0% e 0,8%, respectivamente.
Quando o recorte é regional, os estados com resultados mais positivos no Norte e Nordeste foram: Ceará com 8%, seguido pelo Amazonas com 5,4%. Na região Centro-Oeste do país, o Mato Grosso do Sul aparece na frente com 1,6%.
Com relação às quedas, Alagoas lidera com 14,9%, seguida por Piauí com 5%. Já nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul foram: Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e Minas Gerais (2,2%).
Metodologia
A metodologia foi inspirada pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. No levantamento foram consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo com o objetivo de mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas.