O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avalia que o novo título de investimento incentivado LCD poderá gerar um volume de crédito ao setor produtivo nacional de até R$ 10 bilhões, afirmaram representantes da instituição nesta quarta-feira (22).
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, espera que o projeto que trata da criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) possa ser aprovado pelo Senado na semana que vem. A matéria já passou pela Câmara dos Deputados e está para ser analisada pelos senadores.
“Estamos muito otimistas que na semana que vem será aprovada no senado”, disse Mercadante em evento do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). O BNDES tem sido um dos grandes defensores da LCD como instrumento de financiamento para setor produtivo nacional.
A LCD tem inspiração nas LCI e LCA, títulos que captam dinheiro para financiamento de projetos dos setores imobiliário e do agronegócio.
As LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio) oferecem isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e uma alíquota fixa de 15% de IR para pessoas jurídicas.