Bom dia. Estamos na quinta-feira, 16 de maio.
Cenários
A turbulência provocada na quarta-feira (15) pela troca de comando na Petrobras (PETR3/PETR4) desviou o foco de uma notícia positiva: a desaceleração da inflação nos Estados Unidos.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O índice de preços ao consumidor (Consumer Price Index, CPI) de abril desacelerou para 0,3% após ter avançado 0,4% em março e em fevereiro. O resultado ficou abaixo da mediana das expectativas, que era de 0,4%. Nos 12 meses até abril, o índice desacelerou para 3,4% ante os 3,5% em 12 meses até março, confirmando as expectativas do mercado.
O “núcleo” do CPI, que exclui os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, também desacelerou e confirmou as expectativas do mercado. O índice de abril desacelerou para 0,3% ante os 0,4%, e o resultado em 12 meses desacelerou para 3,6% ante os 3,8% nos 12 meses até março.
Após os dados, os contratos futuros dos juros nos EUA precificavam 73% de possibilidade de redução dos juros em setembro pelo Federal Reserve (FED), o banco central americano. Imediatamente antes da divulgação, essa probabilidade era de 69%.
Perspectivas
A expectativa do mercado agora é com as declarações dos responsáveis pela política monetária americana. Quatro diretores do FED participam de eventos: Michael Barr, Patrick Harker, Loretta Mester e Raphael Bostic. Os investidores estão à espera de declarações sobre a desaceleração da inflação ou sobre a trajetória futura dos juros.
A inflação americana vem se comportando bem, o que reforça as expectativas de que a política monetária apertada está fazendo efeito. Isso, e as declarações de Jerome Powell, presidente do FED, na reunião do início de maio, levaram os profissionais do mercado a acreditar que o corte das taxas é questão de tempo, e deve começar já no terceiro trimestre, um cenário melhor do que o que valia há alguns meses.
Indicadores
- Brasil
IGP-10 (Mai)
Observado: + 1,1%
Esperado: ND
Anterior: – 0,3%
- Estados Unidos
Pedidos iniciais de seguro-desemprego
Esperado: 219 mil
Anterior: 231 mil