Bom dia. Estamos na sexta-feira, 10 de maio.
Cenários
A notícia mais importante do último dia de pregão da semana é a inflação oficial de abril, medida pelo IPCA. A mediana das estimativas dos investdores é de uma variação acumulada de 3,66% em 12 meses, abaixo dos 3,93% dos 12 meses até março.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A inflação está no centro das discussões desde a divulgação da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira (8). A decisão de desacelerar o corte da Selic para 0,25 ponto percentual em vez da redução de 0,50 ponto percentual das seis reuniões anteriores sublinhou o risco de a inflação sair do controle, principalmente devido à indisciplina fiscal do governo.
Perspectivas
No Comunicado após a reunião, o Copom não se comprometeu com a manutenção da trajetória descendente para a Selic. Assim, um índice de inflação acima do esperado pode justificar expectativas de uma suspensão do afrouxamento da política monetária, com um impacto pesado sobre os preços dos ativos financeiros.
Indicadores
- Brasil
IPCA (abr)
Esperado: 0,35%
Anterior: 0,16%
IPCA (12m)
Esperado: 3,66%
Anterior: 3,93%
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes