Transformar uma ideia em uma empresa viável não é simples. Segundo cálculos da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a maioria dos negócios opera por anos em prejuízo e mais de dois terços delas fecham antes de completar 20 meses no país. Os empecilhos são muitos: má gestão de capital, leituras erradas do mercado, a escolha de uma tecnologia que não vinga. No entanto, o maior problema é a falta de recursos.
De acordo com Wana Schulze, Head de Investimentos e Portfólio da Wayra Brasil, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Telefônica/Vivo, traçar um plano de ação é fundamental para que o negócio alcance o equilíbrio financeiro, quando custos e despesas se igualam à receita. “Muitas vezes falhas na liderança, falta de experiência gerencial ou conflitos internos podem levar uma empresa ao fracasso”, afirma. A especialista indicou cinco estratégias para aumentar a probabilidade de sucesso de uma startup. Confira:
1. Crie um plano de negócios
Em primeiro lugar, a companhia precisa ter um planejamento bem estruturado. “Tenha um objetivo claro e entenda quem serão seus concorrentes e fornecedores. É preciso, definir e estudar quem é seu público-alvo e qual diferencial de mercado sua startup pode oferecer”, diz Schulze.
2. Aprimore seu MVP
A criação de um Minimum Viable Product (MVP), ou Produto Minimamente Viável, é indispensável para obter recursos. “O empreendedor tem de criar uma versão mais simples de um produto para entregar a proposta de valor da ideia”, explica a executiva.
3. Busque capital
Passadas as primeiras fases de trabalhar na garagem e montar os próprios móveis, a ideia já está parecida com uma empresa. É hora de buscar investidores de capital de risco que estejam dispostos a aportar recursos em startups com potencial de crescimento em troca de participação acionária. Uma alternativa mais recente são as plataformas de crowdfunding, que permitem captar dinheiro de investidores individuais em troca de recompensas ou partes do negócio.
4. Construa um bom pitch e venda seu negócio
Um bom “pitch”, ou apresentação breve do negócio ou produto a investidores, é fundamental para fazer a startup se desenvolver. “Comece explicando qual o problema pretende resolver e como quer fazer isso. Mostre a solução destacando seus diferenciais. Por fim, faça sua proposta e indique o estágio em que a companhia se encontra, além de mostrar qual valor precisa ter para o próximo passo”, afirma Schulze.
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5. Faça um planejamento financeiro
Após captar os recursos, trace cenários mostrando os prováveis custos e os diferentes cenários para a empresa. “Evite dívidas e mantenha o foco em estratégias de marketing para atrair mais clientes.”, diz a executiva. Se necessário, reavalie o negócio para garantir que ele seja sustentável no longo prazo. “Isso pode envolver a mudança para um modelo de assinatura, a oferta de serviços adicionais ou a alteração do público-alvo.”