Bom dia. Estamos na sexta-feira, 14 de junho.
Cenários
Passada a reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), os investidores se preparam para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deverá ocorrer na terça e na quarta-feira da próxima semana.
A perspectiva é que a reunião confirme uma mudança drástica na direção da política monetária. No encontro anterior, no início de maio, o Banco Central (BC) interrompeu uma sequência de seis cortes de 0,50 ponto percentual na taxa referencial Selic e reduziu os juros em 0,25 por cento.
Foi uma decisão longe da unanimidade, aprovada por cinco dos nove membros do Comitê, com voto de Minerva do presidente do BC, Roberto Campos Neto. Os quatro outros membros defenderam mais um corte de 0,50 por cento.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
Agora, as projeções de inflação do Relatório Focus estão subindo e a taxa de juros esperada para o fim de 2024 é de 10,25%. Se isso se confirmar haverá apenas mais um corte de 0,25 ponto percentual nas quatro reuniões ainda agendadas para este ano.
Mais do que simplesmente interromper a baixa dos juros, a alteração na trajetória da Selic patrocinada pelo Copom mostra uma deterioração grave das expectativas para a economia, com alta de inflação e preocupações crescentes com relação ao equilíbrio das contas públicas.
Indicadores
Brasil
IBC-Br (abr)
Esperado: + 0,45%
Anterior: – 0,34%
Estados Unidos
Relatório de pol. monetária do FED