Se você já investe no mercado financeiro, sabe que para ter bons retornos é preciso apostar em ativos diversificados que proporcionem tanto rendimentos quanto valorização. Os especialistas consultados pela Forbes sugeriram algumas estratégias para o sucesso dos seus investimentos.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Para Tulio Menezes, Gestor de Recursos CGA do Grupo Fractal, o investidor só deve procurar rentabilidade após ter acumulado algum patrimônio. “Esses investimentos são recomendados para investidores que já estão na etapa final de acumulação e buscam correr menos risco escolhendo, por exemplo, ativos de renda fixa”, afirma. Nesse contexto, recentemente, foi lançado o Tesouro Renda Mais. Esse título público começa a pagar rendimentos mensais após um período de contribuição. “Outra alternativa são os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) emitidos por instituições financeiras”, diz Menezes. Para investidores que têm maior apetite por risco, existem os fundos imobiliários, que pagam dividendos todo mês.
Também, de acordo com Laís Martins, sócia da Fundamenta Investimentos, os ativos de baixo risco são ótimos para rendimentos mensais. “Algumas opções são o título público chamado Tesouro Selic e CDBs pós-fixados de bancos sólidos com liquidez diária. Evite investimentos de alto risco ou de difícil acesso”, explica.
Além disso, a especialista recomenda verificar se o investimento pode proporcionar o valor mensal de forma consistente. “Avalie se você está confortável com o nível de risco associado ao rendimento desejado. Outro fator é considerar o prazo de resgate do dinheiro”, diz Martins. Na ponta do lápis, se você precisa acessar o dinheiro em curto prazo, procure um ativo com alta liquidez. Por último, considere os custos associados ao investimento, como taxas de administração, impostos e outras tarifas, que podem impactar o rendimento líquido.