O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento econômico do Brasil em 2025. Agora, o FMI prevê expansão de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, de acordo com a atualização de seu relatório Perspectiva Econômica Global divulgado nesta terça-feira (15).
Em relação à estimativa de abril, houve uma melhora de 0,3 ponto percentual (pp) na previsão de crescimento do país. Segundo o Fundo, o aumento reflete os esforços de reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul.
Leia também
“O crescimento foi revisado para cima em 2025 para o Brasil para refletir a reconstrução após as enchentes e fatores estruturais positivos”, explicou o FMI no relatório, citando, por exemplo, a aceleração da produção de hidrocarbonetos.
Para 2024, o FMI já havia reduzido na semana passada para a 2,1%, a estimativa de crescimento do Brasil. A previsão é 0,1 pp menor que a prevista em abril, quando as enchentes no Rio Grande do Sul foram citadas, além de uma política monetária ainda restritiva, o déficit fiscal menor e a normalização da produção agrícola.
Após uma visita ao Brasil, a equipe do FMI ainda projetou que o crescimento doméstico irá se fortalecer para 2,5% no médio prazo. Trata-se de uma revisão para cima de 0,5 pp desde a visita em 2023, diante dos ganhos de eficiência com a reforma tributária e aumento da produção de hidrocarbonetos.
América Latina
A revisão para baixo do PIB do Brasil neste ano, juntamente com um corte de 0,2 pp na expansão estimada para o México em 2024, para 2,2%, influenciaram também na previsão para a América Latina e o Caribe este ano. A estimativa de crescimento da região passou agora a 1,9% em 2024, de 2,0% em abril. Para 2025, subiu a 2,7%, de 2,5% antes.
Mundo
Já em relação à economia global, o FMI estima um crescimento econômico modesto nos próximos dois anos, em meio ao arrefecimento da atividade nos Estados Unidos, a uma melhora na Europa e a um consumo e exportações mais fortes na China.
O Fundo manteve a previsão de crescimento real do PIB global para 2024 em 3,2%, e aumentou a projeção para 2025 em 0,1 ponto percentual em relação a abril, para 3,3%.
Mas a revisão da perspectiva refletiu algumas mudanças entre as principais economias. Para os EUA, a previsão de crescimento em 2024 caiu 0,1 ponto percentual, para 2,6%. A previsão de crescimento do Fundo para os EUA em 2025 permaneceu em 1,9%.
O FMI elevou significativamente sua previsão de crescimento da China em 2024 para 5,0% – igualando a meta do governo chinês para o ano – de 4,6% em abril, devido a uma recuperação do consumo privado no primeiro trimestre e a exportações fortes. O FMI também aumentou sua previsão de crescimento da China para 2025 de 4,1% em abril para 4,5%.
Também em um tom mais positivo, o FMI elevou ligeiramente sua previsão de crescimento da zona do euro para 2024 em 0,1 ponto percentual, para 0,9%, deixando a estimativa do bloco para 2025 inalterada em 1,5%.