O Ibovespa abriu com variação positiva nesta terça-feira (16), após marcar na véspera sua 11ª sessão consecutiva de avanço, retomando o patamar dos 129 mil pontos em meio a apostas de que o Federal Reserve cortará os juros norte-americanos ainda no terceiro trimestre do ano.
Às 10h30, o Ibovespa subia de 0,33%, a 129.320,96 pontos, buscando o 12º fechamento positivo seguido. O contrato futuro do índice com vencimento mais curto, que vence em 14 de agosto, registrava um decréscimo de 0,05%. O dólar à vista caía 0,55%, sendo cotado a R$ 5,4153 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento recuava 0,32%, sendo negociado a R$ 5,444 na venda.
Nesta manhã, os mercados globais seguiam analisando dois fatores em particular: a possibilidade de retorno do ex-presidente Donald Trump à Casa Branca no próximo ano e a expectativa de cortes de juros pelo banco central dos EUA.
“O atentado parece ter dado força à campanha… isso tende a colocar um pouco de pressão. Ele é um candidato que tende a defender um crescimento maior, ou seja, (gera) aumento de expectativa de estímulo fiscal”, disse Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.
O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou na segunda-feira que as três leituras de inflação dos EUA no segundo trimestre deste ano “aumentam um pouco a confiança” de que o ritmo de alta dos preços está voltando para a meta do Fed de forma sustentável.
Operadores passaram a precificar a possibilidade de três cortes de juros neste ano, sendo o primeiro na reunião de setembro, seguido de cortes adicionais em novembro e dezembro. Eles apostam em 68 pontos-base de cortes neste ano, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
No cenário econômico, as vendas no varejo dos EUA permaneceram inalteradas em junho, mas a tendência subjacente foi forte, o que pode impulsionar as estimativas de crescimento econômico para o segundo trimestre.
A leitura estável das vendas no varejo no mês passado seguiu-se a um ganho revisado para cima de 0,3% em maio, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No cenário nacional, o foco do mercado volta-se para o Banco Central mais tarde, quando o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, palestra no Fórum anual de Economia e Cooperativismo de Crédito, promovido pelo Sicredi, às 16h.
(Com Reuters)