O Ibovespa abriu em alta nesta quinta-feira (11), impulsionado pela queda nos preços ao consumidor nos Estados Unidos no mês passado, o que reforça as expectativas de um corte nos juros pelo Federal Reserve ainda no terceiro trimestre deste ano.
Por volta das 10h30, o índice estava avançando 0,57%, alcançando 127.947,68 pontos, buscando o nono fechamento positivo consecutivo. O contrato futuro do Ibovespa com vencimento em 14 de agosto também registrava alta de 0,83%. O dólar à vista, por sua vez, apresentava estabilidade, com leve alta de 0,06%, sendo vendido a R$ 5,3986, embora tenha chegado a tocar R$ 5,37 reais logo após a divulgação dos dados.
Os mercados globais estão reagindo aos dados do índice de preços ao consumidor nos EUA, que mostraram uma queda de 0,1% em junho em comparação com o mês anterior, contra a expectativa de estabilidade ou ligeira alta de 0,1%. Em termos anuais, o CPI subiu 3,0%, abaixo dos 3,3% registrados no mês anterior e da expectativa de 3,1% dos economistas.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Esses números reforçam a visão de que a economia dos EUA está se moderando, o que, segundo o presidente do Fed, Jerome Powell, não configura mais uma economia superaquecida. Isso aumentou as apostas no mercado financeiro de que o Fed poderá iniciar um ciclo de afrouxamento monetário já em setembro, com uma alta probabilidade de um corte de 25 pontos-base nas taxas de juros.
(Com Reuters)