Bom dia. Estamos na sexta-feira, 12 de julho.
Cenários
A notícia mais importante da quinta-feira (11) foi a divulgação de uma inflação ao consumidor nos Estados Unidos para o mês de junho abaixo do esperado. O O Consumer Price Index (CPI) caiu 0,1% no mês passado, ante projeções de alta de 0,1%.
Leia também
No acumulado em 12 meses, a inflação “cheia” variou 3,0%. Esse resultado foi abaixo da projeção de 3,1% e da variação de 3,3% acumulada nos 12 meses até maio.
O “núcleo” da inflação, que não considera os preços mais voláteis de alimentos e da energia, também ficou abaixo do esperado. Em 12 meses, ele indicou uma alta de 3,3% nos preços, inferior à projeção e à variação de maio, ambas de 3,4%.
Nesta sexta-feira deverá ser divulgada a inflação ao produtor (Producer Price Index, PPI). A mediana das expectativas dos investidores é de uma leve aceleração nos preços, com o PPI indicando uma inflação de 0,1% em junho após ter registrado uma deflação (queda de preços) de 0,2% em maio.
No acumulado de 12 meses, a mediana das projeções também é de alta, com a inflação no atacado acelerando levemente para 2,3% ante os 2,2% nos 12 meses até maio.
Perspectivas
Essas variações parecem ser irrelevantes. Não fazem diferença para o consumidor americano que tem de encher o tanque do carro e pagar a conta do supermercado. No entanto, os profissionais do mercado financeiro e os investidores observam tendências. E uma tendência de desaceleração da inflação tem um impacto profundo na trajetória dos juros.
Desde julho de 2023 o Federal Reserve (FED), o banco central americano, vem mantendo a taxa referencial dos Fed Funds na fixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, nível mais elevado desde fevereiro de 2001.
Nos EUA, como no Brasil, juro alto incomoda. Não por acaso, em seus dois dias de depoimento no Congresso nesta semana, Jerome Powell, presidente do FED, afirmou que manter os juros muito altos por muito tempo prejudica a economia. Porém, ele também repetiu o que vem dizendo desde o início do ano: que a redução dos juros americanos dependerá de sinais de que a inflação está convergindo para a meta de 2% ao ano.
A desaceleração do CPI na quinta-feira foi um bom sinal disso. Um PPI abaixo do esperado poderá destravar mais um movimento de valorização das ações americanas, pelo reforço da expectativa de dois cortes de 0,25 ponto percentual nos juros ainda neste ano.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
Pesquisa Mensal de Serviços (Mai)
Esperado: ND
Anterior: + 0,5%
Pesquisa Mensal de Serviços (12M)
Esperado: ND
Anterior: + 5,6%
- Estados Unidos
Inflação no atacado / PPI (Jun)
Esperado: + 0,1%
Anterior: – 0,2%
Inflação no atacado / PPI (12M)
Esperado: 2,3%
Anterior: 2,2%