Bom dia. Estamos na quinta-feira, 11 de julho.
Cenários
Nesta quinta-feira haverá a divulgação da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, medida pelo Consumer Price Index (CPI). Não é o indicador mais relevante para o Federal Reserve (FED), o banco central americano, que prefere o Personal Consumption Expenditure (PCE), divulgado no fim do mês. No entanto, este CPI tem uma importância especial. Se confirmar o movimento de desaceleração da inflação, ele poderá justificar até duas reduções de juros pelo FED ainda durante o segundo semestre.
Perspectivas
As probabilidades de que isso ocorra começaram a crescer. Na terça-feira (9) e na quarta-feira (10), Jerome Powell, presidente do FED, concedeu seu depoimento semestral no Senado e na Câmara dos Deputados americanos. Nas duas reuniões, Powell repetiu o que vem dizendo há meses, que a trajetória da política monetária americana depende dos dados.
No entanto, Poweill acrescentou algo novo: sua percepção de que juros “muito elevados por muito tempo” poderão prejudicar a economia americana. Isso animou os investidores.
A tarefa do banco central americano tem sido dificultada pela resiliência do mercado de trabalho e pela persistência da inflação em patamares muito superiores à meta de 2%. Por isso, uma tendência de queda pode sustentar expectativas de afrouxamento na política monetária.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
Vendas no varejo (Mai)
Esperado: – 0,9%
Anterior: + 0,9%
Vendas no varejo (12m)
Esperado: 4,0%
Anterior: 2,2%
- Estados Unidos
Inflação ao consumidor (Jun)
Esperado: 0,1%
Anterior: 0,0%
Inflação ao consumidor (12m)
Esperado: 3,1%
Anterior: 3,3%
Núcleo da inflação ao consumidor (Jun)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,2%
Núcleo da inflação ao consumidor (12m)
Esperado: 3,4%
Anterior: 3,4%