A Samsung Electronics estimou nesta sexta-feira (5) um aumento de mais de 15 vezes em seu lucro operacional no segundo trimestre, à medida que a recuperação dos preços dos semicondutores impulsionada pelo boom da inteligência artificial elevou os lucros de uma base baixa há um ano.
A maior fabricante mundial de chips de memória, smartphones e TVs previu que seu lucro operacional subiu para 10,4 trilhões de wons (7,54 bilhões de dólares) no trimestre encerrado em 30 de junho, ante 670 bilhões de wons um ano antes.
O lucro superou os 8,8 trilhões de wons em projeção LSEG SmartEstimate, que é ponderada pelas previsões de analistas que são mais consistentemente precisos.
Além dos preços mais altos dos chips, o lucro melhor do que o esperado provavelmente refletiu a reversão das baixas contábeis de estoques anteriores da Samsung, conforme o valor de seu estoque de chips se recuperou em termos contábeis, de acordo com analistas.
A receita provavelmente aumentou 23% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para 74 trilhões de wons, disse a Samsung.
A empresa deve divulgar os lucros detalhados do segundo trimestre em 31 de julho.