Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Turismo esportivo e musical deve alcançar R$ 8,5 trilhões até 2032

Turismo esportivo e musical deve alcançar R$ 8,5 trilhões até 2032

Das Olimpíadas a turnê de Taylor Swift, estudo revela crescimento expressivo de viagens pensadas para acompanhar atletas e artistas, com alto impacto financeiro em seus destinos

Clarissa Palácio e Giovanna Simonetti
10/08/2024 Atualizado há 9 meses

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Mais da metade dos turistas gastam mais de US$ 500 (R$ 2,8 mil) por viagem quando o assunto é turismo esportivo ou musical

Você viajaria atrás de um atleta que te inspira, ou um cantor que é fã? Uma pesquisa realizada pela Collinson International projeta que cada vez mais pessoas farão isso nos próximos anos: o turismo esportivo e musical se tornará uma indústria de US$ 1,5 trilhão (R$ 8,5 trilhões) até 2032. Esse crescimento significativo reflete a crescente popularidade de eventos de esporte e música como destinos turísticos.

A pesquisa, que envolveu quase nove mil viajantes de 17 países, explica o fenômeno pelo perfil dos viajantes: “As pessoas estão valorizando mais as experiências do que os objetos”, explica Christopher Ross, presidente da Collinson International. “Se você vai a um evento esportivo ou musical, a experiência não começa apenas quando você entra no estádio. É o planejamento, a própria viagem e a animação.” 

Leia também

  • ForbesLife

    Como Resorts de Luxo na Suíça Estão Transformando Viajantes em Investidores Imobiliários

  • ForbesLife

    O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Emoção nos estádios, pistas e quadras

Atualmente avaliado em US$ 565 bilhões (R$ 3 trilhões), o turismo esportivo está projetado para atingir US$ 1,3 trilhão (R$ 7 trilhões) em oito anos. A pesquisa revelou que 83% dos viajantes voaram para eventos esportivos nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Os esportes mais populares incluem futebol (69%), Fórmula 1, basquete, Olimpíadas e tênis.

Peguemos o exemplo dos Jogos Olímpicos de 2024: Paris costuma receber cerca de 12 milhões de visitantes entre julho e agosto, mas este ano o escritório de turismo da cidade projetou 15,3 milhões de turistas. Entre os dias 24 e 27 de julho, a capital francesa recebeu 650 mil turistas, um aumento de 20% em relação a 2023, segundo um primeiro balanço da agência de atratividade internacional da região, Choose Paris Region. 

Getty Images
Getty Images

O turismo esportivo está projetado para atingir US$ 1,3 trilhão (R$ 7 trilhões) em oito anos

O Brasil se destaca pela paixão por esportes. O país está entre os 10 com maior número de torcedores nas Olimpíadas de Paris, com destaque para modalidades como ginástica artística, vôlei e skate – a procura por ingressos foi tão grande que o COB divulgou na última semana que precisou disponibilizar um adicional de 57 mil ingressos apenas para turistas que chegaram do Brasil. Cerca de 88% dos brasileiros viajam para campeonatos de futebol, e 85% dos fãs de esportes e música exploram novos destinos para assistir a seus ídolos.

Atrás do seu cantor favorito

O turismo musical também mostra um crescimento expressivo, com uma contribuição econômica prevista de US$ 13,8 bilhões (R$ 78 bilhões) para 2032, mais que o dobro do valor atual de US$ 6,6 bilhões (R$ 37 bilhões). Segundo a pesquisa, 71% dos viajantes participaram de shows nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Entre os eventos mais procurados estão o Rock in Rio, Coachella e a “Eras Tour”, de Taylor Swift.

Getty Images
Getty Images

A “The Eras Tour”, turnê internacional de Taylor Swift, é uma das principais responsáveis pelo turismo cultural

Taylor Swift, aliás, é um exemplo único de artista solo que mobiliza multidões. Entre março e dezembro do ano passado, a “Eras” passou pelas Américas e se tornou a primeira turnê da história a arrecadar mais de US$ 1 bilhão. O efeito Swift é real. Na Filadélfia, o impacto dos shows foi tão grande que o banco central americano atribuiu à turnê a recuperação da hotelaria local. 

Se a etapa europeia (até 20 de agosto) gerar algo próximo, economias em lugares como Dublin e Varsóvia vão sentir mudanças sísmicas. Em Londres, autoridades estimaram que os oito shows da popstar na cidade gerariam 300 milhões de libras para a economia.

Outro exemplo de peso foi o mega show de Madonna em Copacabana. Na época, a semana do show, entre 28 de abril e 4 de maio, registrou um aumento de 27,3% de passagens aéreas para a capital fluminense, comparado ao mesmo período do ano passado. A ocasião reuniu pessoas de várias partes do mundo, como Argentina (aumento de 20,4% nas compras de passagens), Chile (14,1%), Estados Unidos (12,7%), França (11%) e Reino Unido (6,4%). 

O impacto financeiro do turismo musical e esportivo

Cerca de 77% chegam um ou dois dias antes de um evento e 80% permanecem de um a três dias após. Mais da metade dos turistas gastam mais de US$ 500 (R$ 2,8 mil) por viagem, sem contar os ingressos para shows e eventos esportivos.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Tudo isso resulta em um resultado econômico substancial. O Grande Prêmio de Fórmula 1 em Las Vegas, por exemplo, gerou um impacto de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,5 bilhões). A “Eras Tour” de Taylor Swift resultou em um aumento de 45% nas vendas de passagens aéreas. 

Empresas como Marriott International, Auberge Resorts Collection e Blackberry Farm Resort estão capitalizando essa tendência, oferecendo benefícios de viagem e experiências premium. 

4 motivos que explicam o boom:

  • Aumento das possibilidades, com mais eventos esportivos e musicais para escolher
  • Internacionalização de ligas esportivas novas e existentes por meio da televisão e do streaming incentivou os fãs a viajarem
  • Fãs de música estão descobrindo que pode ser mais rentável ver um artista no exterior
  • Depois da pandemia, fãs de música ao vivo estão de volta e querem experiências novas e melhoradas.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • esportes
  • música
  • Olimpíada 2024
  • Turismo
  • viagem

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • ForbesLife

    Met Gala 2025: os Melhores Looks do Tapete Vermelho

Últimas Notícias

  • Malala Fund/Malin Fezahai

    Malala Fund Vai Investir Mais US$ 50 Milhões na Educação de Meninas

  • FDA Enfrenta Demissões em Massa e Coloca Segurança Alimentar em Risco

  • Getty Images

    Exclua Todos os Aplicativos do Seu Telefone Que Estão Nesta Lista

  • Guerra Comercial de Trump Coloca Indústria Francesa de Champagne sob Pressão

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

  • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.