O governo chinês segue seguindo a sua promessa de estimular a economia e o Ibovespa pega carona. O minério de ferro alcançou a sua máxima em três meses após a China reduzir as taxas de hipotecas até o final de outubro.
Leia também
Com a perspectiva de um mercado imobiliário mais aquecido na segunda maior economia do mundo, as mineradoras e siderúrgicas puxam a alta do Ibovespa. Por volta das 10h40, a alta era de 0,10%, aos 132.807. O dólar à vista também sobe, com um avanço de 0,36%, aos R$ 5,4526.
Em Nova York, o dia amanhece no vermelho, com os principais índices em leve queda. O que pode pressionar a atuação das bolsas globais é a crescente tensão no Oriente Médio, que vem crescendo desde outubro de 2023, com o ataque israelense à Faixa de Gaza. Nos últimos dias, cresceram os ataques feitos por Israel no Líbano, em uma tentativa de conter a atuação do grupo xiita Hezbollah.
Focus ajusta perspectiva para a Selic
A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira mostra que o mercado já ajustou as expectativas para a Selic na pesquisa semanal feita pelo BC. Refletindo o que vem sendo ventilado na última semana, o Focus agora projeta duas altas de 0,5 ponto percentual em 2024 — levando a taxa básica de juros para 11,75% ao ano.
Estímulos na China
O banco central da China informou no domingo um pedido para que os bancos reduzam as taxas de hipoteca para empréstimos imobiliários. Os bancos comerciais devem, em lotes, reduzir as taxas de juros das hipotecas existentes para não menos que 0,3 ponto percentual abaixo da taxa LPR, a taxa de referência do banco central para hipotecas, de acordo com um comunicado divulgado pelo Banco do Povo da China.
Espera-se que as taxas de hipoteca existentes sejam reduzidas em cerca de 0,5 ponto percentual, em média.
Assaí (ASAI3)
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
As ações do atacarejo Assaí aparecem com o pior desempenho do dia. Ontem, a Receita Federal pediu que a companhia colocasse R$ 1,2 bilhão em ativos como garantia para cobrir uma dívida tributária do GPA, seu antigo controlador. No início da tarde, a queda era de 10%. Em fato relevante, a companhia informou que recorrerá da decisão.
Vamos (VAMO3)
A Vamos divulgou em fato relevante a intenção de realizar uma cisão da sua vertente de locação de caminhões e realizar uma fusão com a Automob, lançando a nova empresa na bolsa. Com o potencial de melhor precificação dos ativos dentro da holding, as ações sobem 3,85%.