O Ibovespa começa a quarta-feira (25) ampliando os ganhos de mais de 1% vistos na véspera.
Leia também
Por volta das 10h30, o principal índice da bolsa brasileira avançava 0,49%, aos 132.792 pontos. O dólar à vista opera instável desde a abertura. No mesmo horário, a alta era de 0,2%, a R$ 5,4685.
No radar dos investidores está a divulgação do IPCA-15, feita nesta manhã (25). A prévia da inflação oficial mostrou uma aceleração menor do que a esperada. O número pode ser benéfico para frear as expectativas de que a Selic deve subir mais do que o esperado.
O efeito positivo dos novos estímulos monetários na China também segue embalando o Ibovespa, com pressão positiva principalmente sobre as commodities metálicas.
IPCA-15
Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) avançou 0,13%, contra alta de 0,19% em agosto. O número veio abaixo da expectativa dos economistas ouvidos pela Reuters, que esperavam um avanço de 0,30%.
Apesar de afastar a inflação do teto da meta em 2024, Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital, aponta que as características da alta dos preços segue alinhada com a postura adotada pelo Banco Central — de seguir com uma trajetória de ajuste da Selic até que exista a percepção de uma ancoragem das expectativas de inflação.
“A inflação corrente, tanto no mês como no ano, tem refletido os impactos da política monetária desestimulante de forma mais intensa do que o aquecimento do mercado de trabalho, que implicaria em um vetor de pressão inflacionária”, aponta a economista. “Até aqui, as medidas subjacentes não mostram uma evolução em descompasso com o mandato do Banco Central do Brasil. Os impactos da depreciação cambial sobre o indicador, embora possam ser vistos em alguns itens, também têm sido irrisórios por ora e insuficientes para modificar a característica positiva do indicador.”
Wall Street
Em Nova York, os investidores ainda estão na ressaca da decisão do Federal Reserve da semana passada. O banco central americano cortou os juros em 0,50 ponto percentual, acima do esperado pelo mercado.
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O dia começa no azul para os principais índices acionários: S&P 500, Nasdaq e Dow Jones. O exterior também pode ajudar a embalar o Ibovespa.