O Ibovespa subia na abertura nesta terça-feira (24), em movimento endossado pelo avanço do preço de commodities como minério de ferro e petróleo, após a China anunciar seu maior pacote de estímulo desde a pandemia, bem como alta dos futuros em Wall Street.
Na cena local, agentes financeiros digeriam a ata da última reunião do Banco Central e falas do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, em evento promovido pelo Banco J. Safra em São Paulo.
Leia também
Às 10h40, o Ibovespa subia 1,57%, a 132.619,20 pontos, enquanto o contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto, em 16 de outubro, mostrava alta de 1,31%. O dólar à vista caía 1,41%, a R$ 5,45 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,54%, a R$ 5,514 na venda.
O documento mostrou que o Banco Central optou por não dar indicação futura sobre os próximos passos para os juros básicos no país diante de incertezas no cenário, mas insistiu em seu firme compromisso com a meta de inflação, também defendendo transparência da política fiscal do governo.
No exterior, os mercados globais avaliavam o anúncio de uma série de medidas de estímulo econômico na China, uma vez que o país asiático tem sofrido com uma contínua crise imobilíaria e uma demanda interna fraca, o que tem dificultado a perseguição de sua meta de crescimento.
O presidente do Banco do Povo da China, Pan Gongsheng, disse que a instituição cortará a taxa de compulsório dos bancos em 50 pontos-base e a taxa de recompra reversa de sete dias em 0,2 ponto percentual, para 1,5%, a fim de injetar mais liquidez na economia e reduzir os custos de empréstimos.
Também foram anunciadas medidas voltadas para impulsionar a compra de ações e o setor imobiliário.
O anúncio provocou uma melhora na percepção global sobre o consumo na China, maior importador de matérias-primas do planeta, impulsionando ativos em diversos mercados, incluindo ações e moedas de países com relações comerciais profundas com o gigante asiático.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Países emergentes e exportadores de commodities, como o Brasil, eram impactados positivamente através do aumento dos preços de produtos importantes para suas economias, como o petróleo e o minério de ferro.