Depois de arrecadar US$ 25 milhões (R$ 138,38 milhões) em rodadas de financiamento e conquistar mais de 3 milhões de usuários da geração Z, a NG.CASH, fundada em 2021 pelo Forbes Under30 Mario Augusto de Sá, quer mais. A fintech está apostando nas redes sociais para atrair novos clientes, principalmente os mais jovens.
Leia também
Mas não se trata apenas de conteúdo, e sim de funcionalidades. A empresa desenvolveu o NG.Zap, um assistente bancário integrado ao WhatsApp que utiliza inteligência artificial para oferecer serviços centralizados em uma única plataforma.
Na prática, o NG.Zap permite que todas as interações do PIX — como geração de QR Code, pagamento e confirmação — sejam feitas via texto, imagem ou áudio. O sistema também responde dúvidas sobre a fintech e finanças em geral.
Em entrevista à Forbes Brasil, Mario Augusto de Sá, CEO da NG.CASH, explicou que a fintech deseja transformar seu aplicativo em uma plataforma de educação financeira para a geração Z. Para isso, a aposta é integrar os serviços do novo app com inteligência artificial.
“Nossa conta digital permite que qualquer pessoa gerencie suas finanças de forma simples. A proximidade que o brasileiro já tem com o WhatsApp, aliada à possibilidade de usar texto, voz ou imagem, torna a ferramenta extremamente inclusiva e acessível”, explica.
Foco na independência
Ao contrário da maioria das instituições financeiras, que focam em produtos voltados para maiores de idade, a NG.CASH visa atender adolescentes entre 12 e 24 anos. A fintech oferece aos jovens a possibilidade de ter sua própria conta bancária, sem supervisão dos responsáveis. A usabilidade é adaptada para cada tipo de cliente, baseada no extrato de cada um. A meta é que o novo serviço seja altamente personalizado, de acordo com o comportamento financeiro individual dos usuários.
“Queremos auxiliar o jovem em sua trajetória financeira. Por exemplo, se ele estiver investindo mal ou jogando excessivamente em apostas, vamos alertá-lo e sugerir o comportamento financeiro ideal”, afirma Augusto. Atualmente, a empresa está ampliando as funcionalidades do NG.Zap, oferecendo pagamentos por vídeo, voz e foto.
Além de permitir que os jovens tenham maior independência, a fintech quer garantir que essa jornada financeira, que está apenas começando, seja bem estruturada e sem grandes atritos — seja na usabilidade ou no uso responsável dos recursos.
O serviço utiliza IA para tornar suas funcionalidades mais práticas. “Essa solução visa simplificar os pagamentos via Pix e oferece uma infraestrutura voltada para o usuário. Além da possibilidade de interação, conseguiremos fornecer educação financeira com vídeos dentro do WhatsApp”, afirma o CEO.
Com a chegada da nova funcionalidade, a fintech alcançou, em agosto, 500 mil downloads. “Isso é quase equivalente ao Bradesco, que teve 800 mil downloads no mês passado. Estamos com 3 milhões de contas, e a expectativa é que, em dois anos, a companhia chegue a 10 milhões”, comenta o executivo.
Ao utilizar uma plataforma como o WhatsApp, a companhia assegura que não deixa a segurança de lado, garantindo que todas as transações sejam realizadas de maneira confiável e protegida.
Ambições
A fintech não pretende parar por aí. Segundo Sá, a ideia é que a NG.CASH expanda seus serviços para a América Latina. O um atendimento especializado aliado a uma plataforma digital, seria um diferencial
O empresário tem altas expectativas de que os bancos centrais adotem o pagamento instantâneo em outros países. “Com a chegada do novo sistema aos países sul-americanos, a geração Z terá acesso ao sistema financeiro, e será nesse momento que pretendemos expandir a NG.CASH”, diz o especialista.
O executivo também não descarta a evolução dos produtos à medida que seus usuários amadurecem, oferecendo cartões de crédito pós-pagos, empréstimos e seguros.
Em maio, a NG.CASH anunciou a captação de R$ 65 milhões em sua rodada Série A. O investimento foi liderado pela monashees. A rodada também contou com a participação de outros fundos globais, como a Andreessen Horowitz (a16z), 17Sigma, Tekton Ventures e Generalist Capital. O valor é o maior recebido por uma fintech brasileira em 2024.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Essa nova rodada nos coloca em outro patamar no mercado brasileiro e serve como uma validação do nosso modelo e da nossa estratégia de suporte financeiro para a geração Z. Transformar essa geração na mais inteligente financeiramente é nossa principal meta, e queremos ajudar nossos clientes a conquistarem autonomia e liberdade financeira cada vez mais cedo”, afirma Mario Augusto Sá.
Escolhas do editor