Bom dia. Estamos na sexta-feira, 27 de setembro.
Cenários
O dia começa com um IGP-M acima do esperado. A “inflação dos alugueis” medida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou 0,62% em setembro, acelerando em relação a agosto, quando havia registrado alta de 0,29%. A mediana das projeções do mercado era de 0,47%.
Leia também
Segundo a FGV, a seca elevou os preços de commodities importantes. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que reponde por 60% do IGP-M, subiu 0,70% em setembro, ante 0,29% em agosto. “Os aumentos mais expressivos foram observados em bovinos, leite e laranja”, informou a FGV.
Outro indicador desta sexta-feira é o índice de desemprego de agosto, a ser divulgado pelo IBGE. A mediana das expectativas é de uma leve queda, com o índice recuando para 6,7% ante os 6,8% de julho.
Perspectivas
A aceleração do IGP-M não é uma boa notícia em termos de inflação. O aumento nos preços dos alimentos pode pressionar outros índices, como o IPCA, usado para medir a meta de inflação. Isso dará peso à argumentação do Banco Central (BC) da necessidade de endurecer a política monetária para romper a inércia da inflação.
Da mesma maneira, o desemprego em queda e no patamar mais baixo em dez anos mantém a pressão sobre os salários, tornando ainda mais difícil a queda da inflação.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
IGP-M (Set)
Observado: 0,62%
Esperado: 0,47%
Anterior: 0,29%
Desemprego (Ago)
Esperado: 6,7%
Anterior: 6,8%
Estados Unidos
Inflação PCE (Ago)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,2%
Inflação PCE (12 m)
Esperado: 2,3%
Anterior: 2,5%
Núcleo da inflação PCE (Ago)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,2%
Núcleo da inflação PCE (12 m)
Esperado: 2,7%
Anterior: 2,6%
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram