O Ibovespa começa a quinta-feira (10) em leve alta, após dois dias de perdas expressivas.
É que a passagem do furacão Milton pela Flórida ajuda o petróleo a aparar as perdas recentes, ajudando empresas importantes do principal índice da bolsa brasileira.
Por volta das 10h40, o Ibovespa avançava 0,15%, aos 130.159 pontos. Já o dólar à vista tem uma manhã volátil, mas, no mesmo horário, recuava 0,21%, aos R$ 5,5756.
Foco no exterior
Com a agenda econômica brasileira esvaziada, as atenções estão voltadas para dois importantes dados da economia dos Estados Unidos: a inflação do consumidor e os pedidos de auxílio desemprego.
Os dois dados foram divulgados nesta manhã e mostram cenários conflitantes para a maior economia do mundo.
O Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% em setembro, o mesmo visto em agosto. A expectativa do mercado era de uma alta de 0,2%. Em 12 meses, o núcleo do índice foi a 3,3%. A meta utilizada como referência pelo Federal Reserve é de 2%.
Com relação ao mercado de trabalho, os número de pedidos iniciais de auxílio desemprego subiram para 258 mil na semana encerrada em 5 de outubro. O número veio acima da expectativa do mercado e ainda conta com os impactos do furacão Helene.
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os dados reforçaram preocupações sobre um esfriamento do mercado de trabalho dos EUA, o que motivou o Fed a reduzir os juros em 50 ponto percentual no mês passado, mas também mostraram que a inflação segue persistente, o que pode ser um banho de água fria para quem espera um corte rápido nos juros dos EUA.
Os principais índices dos Estados Unidos operam no vermelho, limitando os ganhos do Ibovespa.