O Ibovespa abriu com um viés positivo nesta segunda-feira (7), impulsionado pela alta de commodities como minério de ferro e petróleo no mercado internacional, o que favorece as blue chips brasileiras, como Vale e Petrobras. Os investidores estão se posicionando para uma semana importante, marcada pela divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos e no Brasil.
Por volta das 10h30, o Ibovespa avançava 0,28%, alcançando 132.160,25 pontos, enquanto o contrato futuro com vencimento em 16 de outubro subia 0,65%. O dólar à vista operava estável, com leve alta de 0,05%, cotado a R$ 5,43, enquanto o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,51%, negociado a R$ 5,437.
Leia também
Na última sexta-feira, os dados de emprego dos EUA mostraram o maior aumento na criação de vagas em seis meses, junto a uma queda na taxa de desemprego, fortalecendo as expectativas de cortes graduais nos juros pelo Federal Reserve (Fed), o que também impulsionou os rendimentos dos Treasuries.
Para esta semana, o foco dos agentes financeiros será a divulgação dos índices de inflação. Nos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI) de setembro será divulgado na quinta-feira, com a expectativa de alta de 0,1%, segundo uma pesquisa da Reuters, frente ao aumento de 0,2% em agosto. No Brasil, o IPCA de setembro será publicado na quarta-feira, e os analistas projetam uma alta de 0,46%, comparada à queda de 0,02% no mês anterior.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em relação à política monetária, a probabilidade de um corte de 25 pontos-base nos juros do Fed em novembro é de 90%, segundo a ferramenta FedWatch da CME. No Brasil, o mercado espera que a taxa Selic seja elevada em 50 pontos na próxima reunião do Banco Central, em novembro.