Bom dia. Estamos na segunda-feira (14).
Leia também
Cenário
Depois de uma semana de perdas para o Ibovespa e de forte aceleração do dólar — que agora opera na casa dos R$ 5,6 —,, a segunda-feira é de agenda esvaziada para os investidores locais e internacionais.
No exterior, o foco fica com a temporada de balanços, mas sem grandes números esperados para hoje. Por aqui, o foco segue nas expectativas de inflação e atividade.
Na China, o Ministério das Finanças anunciou que espera adotar uma série de medidas para estimular a economia, como a emissão de títulos de dívida, financiamento para governos locais e estabilização do mercado de trabalho. Por enquanto, não há números sobre os estímulos que serão adotados.
Perspectiva
O único indicador relevante esperado para hoje é o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) medido pelo Banco Central).
Depois de uma queda de 0,40% no mês anterior, o mercado espera que o indicador se mantenha estável em agosto. A depender do número apresentado, analistas e economistas podem recalcular a rota sobre o caminho para a Selic.
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Vale lembrar que, na semana passada, o setor de serviços teve um desempenho menor do que o esperado, o que pode ajudar o ciclo de alta da Selic a ser encerrado mais cedo. Um alívio na curva de juros futuros é favorável ao Ibovespa.