Bom dia. Estamos na segunda-feira, 07 de outubro.
Cenários
Em dia em que a bolsa chinesa se manteve fechada devido a um feriado, as atenções dos investidores se concentram nos Estados Unidos. Por lá, diretores do Federal Reserve seguem em uma bateria de discursos pós-decisão de juros.
Leia também
Na última sexta-feira, o payroll, o relatório de empregos dos Estados Unidos mostrou uma criação de 254 mil vagas, bem acima dos 147 mil esperados.
Com isso, os investidores buscarão pistas nos discursos de membros do Comitê de Política Monetária americano (Fomc) para saber se um novo corte de 0,5 ponto percentual ainda está na mesa ou se a entidade deve desacelerar o ciclo de queda dos juros dos EUA.
Perspectivas
A semana começa sem grandes indicadores a serem divulgados. No Brasil, a atenção fica com o Relatório Focus, que deve continuar ajustando a projeção do mercado para a Selic e a inflação.
Na semana, o destaque do exterior deve ser a ata da última reunião do Fomc, que dará maiores detalhes sobre a discussão que levou ao corte de 0,5 pp na última reunião e o início da temporada de balanços nos Estados Unidos.
Já no Brasil, é esperado uma bateria de indicadores importantes para o BC para decisão de juros: a inflação (IPCA), vendas no varejo e crescimento do setor de serviços.
A tensão no Oriente Médio não sai do cenário. Nesta manhã, os futuros do barril do Brent e do WTI avançam mais de 2%. Com isso, os principais índices futuros americanos começam a semana no vermelho, com perdas de quase 1%.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Na China, a expectativa é que novos estímulos econômicos sejam anunciados. A Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento marcou uma nova coletiva de imprensa para amanhã, na retomada do feriado nacional.