Bom dia. Estamos na segunda-feira, 28 de outubro.
Cenários
A semana começa com poucos indicadores econômicos relevantes. As atenções do mercado na última semana de outubro se voltam para as divulgações do Produto Interno Bruto (PIB) do 3T24 nos Estados Unidos e na Zona do Euro, ambas agendadas para a quarta-feira (30).
Leia também
Para além disso, a semana terá resultados de empresas importantes, como as dos bancos Santander Brasil (SANB11) agendada para a terça-feira (29) e a do Bradesco (BBDC4), marcada para a quinta-feira.
Perspectivas
Para além dos indicadores e dos resultados das empresas, a semana será de alinhamento das expectativas dos investidores para as reuniões dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos, marcadas para a próxima semana.
No Brasil, a expectativa é de alta dos juros. Segundo a edição mais recente do Relatório Focus, a Selic projetada para dezembro é de 11,75% ao ano, um ponto percentual abaixo do patamar atual. Assim, a projeção é de duas elevações de 0,50 ponto percentual nas reuniões de novembro e de dezembro. No entanto, pode ser que haja alterações nessa estimativa devido à alta da inflação.
Nos Estados Unidos a trajetória esperada dos juros é de baixa. Em sua reunião mais recente, o Federal Open Market Committee (Fomc), versão americana do Copom, reduziu os Fed Funds em meio ponto percentual para a faixa entre 4,75% e 5,0%. A projeção é de pelo menos mais dois cortes de 0,25 ponto percentual nas reuniões de novembro e de dezembro, fazendo os juros americanos encerrarem o ano na faixa entre 4,25% e 4,50%.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram