Após anunciar um boicote à carne do Mercosul, e ver o tiro sair pela culatra, com produtores brasileiros se recusando a vender para suas lojas no Brasil, o Carrefour diminuiu o tom em uma nota publicada nesta terça-feira (26). No texto, o grupo argumenta que foi mal interpretado: “lamentamos que nossa comunicação tenha sido percebida como uma ruptura em nossa parceria com a agricultura brasileira ou uma crítica a ela”.
A nota, divulgada pelo Carrefour França, explica que suas lojas francesas sempre compraram mais carne do país. Já no Brasil, suas prateleiras sempre tiveram maioria de produtos da pecuária brasileira. No texto, o grupo nega que tenha estimulado o protecionismo. “Nunca colocamos a agricultura francesa em oposição à agricultura brasileira”. Por fim, o documento elogia o produto brasileiro: “melhor do que ninguém, conhecemos as normas seguidas pela carne brasileira, sua alta qualidade e seu sabor”.
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Além da nota oficial, uma carta do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, também foi endereçada ao ministro da agricultura, Carlos Fávaro, que confirmou o recebimento. Na carta, Bompard reforça que a mensagem foi mal interpretada e que seu objetivo é esclarecê-la. “Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”.
Bompard argumenta que cada operação é nacionalizada. “O Carrefour é um grupo descentralizado e enraizado em cada país onde está presente, francês na França e brasileiro no Brasil”, argumenta. O CEO reforça o crescimento da marca no Brasil e os muitos funcionários que a companhia emprega no país.
Os textos se dividem em alguns trechos, mas na carta a Fávaro, o tom é mais pessoal. A palavra “desculpas” aparece apenas uma única vez na carta.
Carrefour nega desabastecimento de carnes
Segundo a rede varejista no Brasil, dona também das bandeiras Atacadão e Sam’s Club, desde quinta-feira passada as entregas de carne bovina nas lojas do grupo “não ocorreram conforme programadas”. A nota aponta que o desabastecimento ocorre em alguns cortes de carnes” nas lojas do Atacadão em algumas regiões do país. Enquanto isso, as lojas Sam’s e da bandeira Carrefour apresentaram “nível de ruptura dentro do curso normal dos negócios”.
De acordo com o Carrefour, as vendas de carne bovina representam menos de 5% das vendas brutas do grupo no Brasil, “com perfil de rentabilidade inferior à média dos negócios”. Segundo a companhia, nenhum fornecedor representa individualmente mais que 4% das vendas brutas do grupo, “mas dentro de carne bovina, os principais fornecedores são concentrados”.
“Não houve, até o momento, impacto relevante nas operações de venda de mercadorias, dado o nível de estoque dos produtos”, afirmou o Carrefour Brasil no fato relevante.
Leia a nota oficial do Carrefour
Nossa declaração de apoio ao setor agrícola francês, feita na última quarta-feira a respeito do acordo de livre-comércio com o Mercosul, gerou no Brasil discordâncias que é nossa responsabilidade esclarecer.
Nunca colocamos a agricultura francesa em oposição à agricultura brasileira. Nossos dois países, pelos quais temos grande apreço, compartilham o amor pela terra, pela sua cultura e pela boa alimentação.
Na França, o Carrefour é o principal parceiro da agricultura francesa. Compramos quase exclusivamente carne de origem francesa e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não tem como objetivo mudar as regras de um mercado francês que já é amplamente estruturado em torno de suas cadeias locais de abastecimento. Essa decisão visa, legitimamente, assegurar aos agricultores franceses, que enfrentam uma grave crise, a continuidade de nosso apoio e de nossas compras locais.
Do outro lado do Atlântico, compramos quase a totalidade da carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo. São os mesmos valores de parceria e compromisso que inspiram, há 50 anos, nossa relação com o setor agrícola brasileiro, cujo profissionalismo e apego à terra e à pecuária reconhecemos e valorizamos diariamente.
Lamentamos que nossa comunicação tenha sido percebida como uma ruptura em nossa parceria com a agricultura brasileira ou uma crítica a ela.
Estamos orgulhosos de ser o principal parceiro e promotor histórico da agricultura brasileira. Melhor do que ninguém, conhecemos as normas seguidas pela carne brasileira, sua alta qualidade e seu sabor. Continuaremos a valorizar as cadeias produtivas agrícolas do Brasil, como temos feito ao longo de quase 50 anos. Com nosso desenvolvimento, contribuímos para o avanço dos produtores agrícolas brasileiros, em uma lógica que sempre foi pautada pelo diálogo construtivo.
O grupo Carrefour está comprometido em atuar, tanto na França quanto no Brasil, em prol de uma agricultura responsável e próspera, seguindo sua missão de promover a transição alimentar para todos.
Leia a carta do CEO para o ministro da agricultura
A declaração de apoio do Carrefour França aos produtores agrícolas franceses causou discordâncias no Brasil. Como Diretor-Presidente do Grupo Carrefour e amigo de longa data do país, venho, respeitosamente, esclarecê-la. O Carrefour é um grupo descentralizado e enraizado em cada país onde está presente, francês na França e brasileiro no Brasil.
Na França, o Carrefour é o primeiro parceiro da agricultura francesa: compramos quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades na França, e assim seguiremos fazendo. A decisão do Carrefour França não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais, que segue as preferências regionais de nossos clientes. Com essa decisão, quisemos assegurar aos agricultores franceses, que atravessam uma grave crise, a perenidade do nosso apoio e das nossas compras locais.
Do outro lado do Atlântico, no Brasil, compramos dos produtores brasileiros quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades, e seguiremos fazendo assim. São os mesmos valores de criar raízes e parceria que inspiram há 50 anos nossa relação com o setor agropecuário brasileiro, cujo profissionalismo, cuidado à terra e produtores conhecemos.
O Grupo Carrefour Brasil é profundamente brasileiro, com mais de 130.000 colaboradores, se desenvolveu e continua se desenvolvendo sob minha presidência em parceria com produtores e fornecedores do Brasil, valorizando o trabalho do setor produtivo e sempre em benefício de nossos clientes. Nos últimos anos, o Grupo Carrefour Brasil acelerou seu desenvolvimento, dobrando tanto o volume de seus investimentos no país quanto suas compras da agricultura brasileira. Mais amplamente, o Brasil é o país em que o Carrefour mais investiu sob minha presidência, o que confirma nossa ambição e nosso comprometimento com o país. Assim seguiremos prestigiando a produção e os atores locais e fomentando a economia do Brasil.
Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas.
O Carrefour está empenhado em trabalhar, na França e no Brasil, em prol de uma agricultura próspera, seguindo nosso propósito pela transição alimentar para todos.
Asseguro, Senhor Ministro, nosso compromisso de longo prazo ao lado da agricultura e dos produtores brasileiros.
Aproveito a oportunidade para renovar os protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Alexandre Bompard
Diretor-Presidente do Grupo Carrefour