Nongfu Spring, que se apresenta como a maior produtora de água engarrafada da China em participação de mercado, tem enfrentado diversos problemas, incluindo ataques online e uma acirrada guerra de preços no mercado chinês de água engarrafada. Suas ações caíram 28% no último ano, o que resultou na perda de US$ 9,3 bilhões (R$ 53,01 bilhões) na fortuna do fundador e presidente Zhong Shanshan, reduzindo-a para US$ 50,8 bilhões (R$ 289,56 bilhões). Apesar disso, ele manteve sua posição como a pessoa mais rica da China pelo quarto ano consecutivo.
Zhong, nascido em Hangzhou, abandonou a escola primária durante a caótica Revolução Cultural da China. Mais tarde, trabalhou como operário da construção civil, repórter de jornal e agente de vendas de bebidas antes de iniciar seu próprio negócio.
Leia também
Zhong Shanshan é a 28ª pessoa mais rica do mundo de acordo com o ranking em tempo real atualizado pela Forbes. A sua companhia de água engarrafada listou as ações em Hong Kong em 2020.
Zhong também controla a Wantai Biological, que fabrica testes rápidos de diagnóstico para doenças infecciosas, incluindo a Covid-19. Seu filho, Zhong Shu Zi, é diretor não executivo na Nongfu.
Problemas para Shanshan
Os problemas começaram em fevereiro, quando Zong Qinghou, fundador da fabricante de bebidas Hangzhou Wahaha Group e ex-sócio de negócios de Zhong, faleceu.
Internautas chineses lançaram uma série de acusações contra Zhong, de 69 anos, que já foi distribuidor da Wahaha antes de fundar uma empresa concorrente. Eles iniciaram uma campanha de boicote contra a Nongfu Spring e questionaram o patriotismo de Zhong, alegando que a empresa perderia sua identidade chinesa, já que seu filho e provável herdeiro, Shu Zi, de 36 anos, é cidadão norte-americano, conforme indicado no prospecto da empresa em 2020.
A Nongfu Spring não respondeu a um pedido de comentário, mas tem negado repetidamente todas as acusações. Em uma entrevista concedida em agosto à emissora estatal CCTV, Zhong enfatizou que é um empresário autossuficiente e que “cada centavo é limpo”. Ele também afirmou que a Nongfu Spring “sempre pertencerá à China”.
Os problemas impactaram as vendas de água da Nongfu Spring no primeiro semestre do ano e limitaram o crescimento dos lucros. O lucro líquido aumentou 8%, para 6,2 bilhões de yuans (R$ 35,34 bilhões), após uma alta de 25% no ano anterior, enquanto a receita subiu 8%, atingindo 22 bilhões de yuans (R$ 125,4 bilhões). Este aumento foi menor do que o crescimento de 23% registrado no ano anterior, mas foi sustentado por um aumento expressivo nas vendas de chá pronto para consumo.
Escolhas do editor