Em compasso de espera. É assim que se pode descrever os investidores nesta terça-feira (05), o que levou o Ibovespa a fechar praticamente estável e com um volume negociado bem abaixo da média do ano.
Leia também
Nos Estados Unidos, as eleições presidenciais estão em primeiro plano, com milhões de americanos indo às urnas para escolher entre Donald Trump e Kamala Harris para ocupar a Casa Branca em 2025.
No Brasil, o mercado aguarda a definição dos pacotes de controle fiscal. O ministro Fernando Haddad apontou para as chances de que as novas medidas de contenção de gastos sejam anunciadas ainda nesta semana após ter cancelado a sua ida à Europa e conversas com o presidente Lula.
Além disso, amanhã é dia de definição de juros no Brasil e a expectativa é de que o Comitê de Política Monetária deve endurecer o tom com relação ao fiscal e ao combate à inflação.
Com todas as variáveis em conta, o Ibovespa encerrou o dia em leve alta de 0,11%, a 130.660 pontos. O dólar à vista continuou o movimento de queda visto na véspera e recuou 0,62%, cotado a R$ 5,7472.
Destaques corporativos
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- O Itaú Unibanco anunciou que poderá pagar dividendos extraordinários maiores do que os vistos no ano passado. O banco teve um lucro líquido gerencial de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre, uma alta de 18% ante o desempenho no mesmo período de 2023. O retorno recorrente gerencial anualizado (ROEA) sobre o patrimônio líquido médio consolidado totalizou 22,7%,
- A Globo anunciou um acordo para comprar o controle acionário da Eletromidia, com um prêmio de quase 50% com relação ao fechamento do dia anterior. As ações ELMD3 encerraram o dia em alta de 43,98%. A operação ainda precisa ser aprovada pelo Cade.