O Ibovespa estava estável na manhã da terça-feira (12). Às 11h30, o principal indicador do mercado acionário estava em 127.850 pontos, praticamente inalterado em relação à véspera. Nesse horário, o dólar estava a R$ 5,774, alta de 0,28%.
A queda de 1,3% nas ações da Vale (VALE3) era parcialmente compensada pela alta de 0,9% nas ações de Petrobras (PETR4). A ausência de novidades sobre o corte de gastos do governo, além do texto da Ata da 266ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgado mais cedo, pressionam as ações para baixo.
Leia também
De acordo com a equipe da Ágora Investimentos, em meio ao ceticismo crescente do investidor, as discussões sobre cortes de gastos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguem no radar.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Na segunda-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia dito que os “detalhes” que ainda estavam em discussão na semana passada foram superados e que se reunirá com Lula nesta terça-feira para discutir como o pacote será encaminhado aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Haddad não apontou uma data para o anúncio, mas disse acreditar que será aprovado no Congresso Nacional este ano.
Ata do Copom
A Ata indicou uma piora nas expectativas do Comitê em relação à inflação. Uma das razões mais importantes é o aperto no mercado de trabalho. “As recorrentes surpresas de curto e médio prazo na taxa de desemprego reafirmam um mercado de trabalho apertado (…). O dinamismo no mercado de trabalho é compatível com a inflação de serviços, a qual se mantém acima do nível requerido para o cumprimento da meta de inflação”, informa o texto.
E acrescenta que “O Comitê seguirá monitorando o momento e a magnitude do canal de transmissão de salários para preços para assegurar a convergência da inflação à meta.”