A terça-feira (26) termina ainda sem notícias sobre quando o pacote fiscal deverá ser anunciado, mas com novidades no universo macroeconômico.
O IPCA-15 mostrou uma aceleração maior do que a esperada para o mês, consolidando a inflação acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central.
Leia também
No exterior, o Federal Reserve se mostrou perdido sobre até quando os cortes de juros serão necessários e Donald Trump segue reforçando o seu discurso protecionista contra produtos estrangeiros.
Com isso, o dólar à vista encerrou o dia praticamente estável, em leve alta de 0,10%, aos R$ 5,8096. Em Wall Street, o noticiário levou os principais índices a uma leve alta. O Nasdaq teve o maior fôlego, em alta de 0,62%.
O Ibovespa conseguiu escapar da cautela e avançou 0,69%, aos 129.922 pontos.
Trump e as tarifas
O presidente eleito Donald Trump segue pregando um discurso protecionista para a economia norte-americana.
Segundo ele, o país adotará uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do México e do Canadá. Já a China terá um adicional de 10% sobre as suas importações.
IPCA-15
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,62% em novembro, de uma alta de 0,54% em outubro. A aceleração levou o acumulado em 12 meses para o patamar de 4,77%, acima do teto da meta de 4,5% imposto pelo Banco Central. A expectativa dos investidores era de uma alta de 0,48%.
Noticiário corporativo
No noticiário corporativo, dois destaques. O primeiro deles foi o pedido oficial de desculpas feito pelo CEO do Carrefour global, Alexandre Bompard.
Em carta ao Ministério da Agricultura, o executivo pediu desculpas, disse que o impasse se originou de um erro de interpretação e que confia na qualidade sanitária da carne brasileira.
Apesar das ações CRFB3 não terem caído de forma expressiva durante o boicote dos frigoríficos, os papéis chegaram a subir 6% na máxima do dia e encerraram com um avanço de 6%.
Já a Brava Energia avançou 9,33% após firmar acordos para a primeira campanha integrada de desenvolvimento em Atlanta e Papa-Terra, com opção de desenvolvimento de Malombe por meio de uma interligação à Peroa.
Escolhas do editor