A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) diminuiu pela 4ª vez a previsão da demanda global de petróleo em 2024. Em outubro a expectativa era que a demanda de barris por dia (bpd) aumentasse em 1,93 milhão, porém, no relatório divulgado em novembro, o número caiu para 1,82 milhão.
A queda também se estendeu para 2025. A Opep cortou a estimativa da demanda global em 100 mil: de 1,64 milhão barris por dia para 1,54 milhão para o próximo ano. Dessa forma, comparado com a nova expectativa divulgada para 2024, a desaceleração é de 15,38% na expectativa de crescimento de bpd.
Leia também
Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 12, em novo relatório. Segundo o documento, a diminuição veio de revisões para baixo de países da Ásia e Eurásia. China é um dos citados, o país diminuiu em 4% a importação óleo cru.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Analistas divergem sobre a força do crescimento da demanda em 2024, em parte devido a diferenças sobre a demanda da China e o ritmo da mudança mundial para combustíveis mais limpos. A Opep permanece no limite superior das estimativas do setor após a revisão.