Eles já têm salários altíssimos, mas suas estrelas estão brilhando mais do que nunca. A Forbes destaca cinco jogadores de futebol sul-americanos que podem valer fortunas em 2025. São eles: Matheus Cunha, Nico Paz, Savinho, Estévão e Thiago Almada.
As atuais somas já são relevantes, como Mateus Cunha, com contrato até junho de 2027 com o Wolverhampton Wanderers, clube que lhe paga anualmente 3,120 milhões de libras (R$ 24,1 milhões na cotação atual). Ou Estevão, que em junho foi para o Chelsea, um contrato com o clube inglês da ordem de 61,5 milhões de euros (R$ 358 milhões).
Leia também
Esses jogadores se destacam-se por suas habilidades técnicas, versatilidade em campo e performances consistentes, fatores que os tornam promessas em ascensão no futebol internacional. Cunha, já consolidado na Premier League, Nico Paz impressiona com sua maturidade tática aos 20 anos; Savinho tem os holofotes do Manchester City; Estévão foi apelidado de “Messinho” e Thiago Almada vem prometendo performances impactantes. Se mantiverem o ritmo, esses atletas podem se tornar ícones globais, redefinindo o protagonismo sul-americano no futebol e valer mais alguns milhões.
Matheus Cunha
Matheus Cunha está entrando em 2025 em sua melhor forma. O brasileiro pode atuar em praticamente qualquer posição na linha de ataque ou como meia ofensivo e, em 2024, conseguiu se destacar em um time do Wolverhampton que teve uma péssima sequência de resultados. O Arsenal está de olho nele.
Cunha tem 25 anos, mas está realmente encontrando seu espaço na Premier League agora. Ele marcou 10 gols e deu quatro assistências em 19 jogos da Premier League pelo Wolves na temporada 2024/25. Com o time finalmente mudando sua forma, esses números podem melhorar ainda mais.
Cunha é uma presença física, uma ameaça na frente do gol e um jogador com muita habilidade e criatividade. Se ele continuar nesse ritmo em 2025, uma grande transferência pode acontecer no verão.
Nico Paz
Nico Paz, ou Nicolás Paz, é um meia ofensivo refinado que atualmente comanda o meio-campo do Como 1907, na Itália. O “camisa 10” possui um pé esquerdo mágico e, apesar de ter apenas 3 gols e 3 assistências em 17 jogos até agora, é uma peça-chave para um time da parte inferior da tabela, com apenas 20 anos de idade.
Paz tem uma habilidade incrível de dominar a bola e criar jogadas. Ele é capaz de transformar nada em algo, encontrar um passe ou chute onde a maioria dos jogadores não conseguiria. Tanto que conseguiu se firmar na seleção argentina e terá mais oportunidades para brilhar por clube e país em 2025.
Paz joga com uma elegância que qualquer técnico ou espectador sonha em ver. Sua qualidade no pé esquerdo lembra a de seu compatriota Paulo Dybala, mas talvez seja mais físico, mais ameaçador e menos propenso a lesões. Nesse caso, uma carreira de muito sucesso parece inevitável para esse talento.
Savinho
Pep Guardiola adora Savinho, e o que mais precisa ser dito? Apesar de todo o dinheiro do mundo, Pep parece ter encontrado seu novo ponta favorito na forma do brasileiro de 20 anos, que brilhou anteriormente no Girona FC e, especialmente nos últimos jogos, mostrou que já está pronto para causar impacto na Premier League.
Sabemos que o Manchester City só tem a melhorar com o início de 2025, e parece que o ponta-direita, que começou no Atlético Mineiro, encontrou sua forma no momento certo e pode se tornar uma presença constante no XI inicial de Pep. Com 11 partidas e um gol pela seleção brasileira, podemos esperar ver mais de Savinho também pela equipe nacional.
Estêvão
Estêvão Willian é um dos jovens jogadores mais comentados do futebol mundial, e com razão. Com uma transferência para o Chelsea, gigante da Premier League, em andamento, esse ponta brasileiro foi apelidado de “Messinho” desde cedo, pois treinadores disseram que seu estilo de jogo lembrava o do lendário atacante argentino.
Estévão chamou a atenção este ano por marcar e dar assistências no futebol brasileiro em números semelhantes aos de Neymar quando também tinha 17 anos e ainda jogava no Brasil. O jovem dinâmico e extravagante disputará o Mundial de Clubes com o Palmeiras no verão antes de sua grande transferência para o Chelsea, e isso pode ser o palco perfeito para ele brilhar em 2025. Ele também já conseguiu integrar a seleção brasileira. Este garoto é o futuro e ainda não completou 18 anos.
Thiago Almada
Em 2025, Thiago Almada começará um novo capítulo ao assinar com o Lyon, na liga francesa. Ele deixará seu clube atual, Botafogo, como uma lenda, após ajudar o time carioca a conquistar o campeonato brasileiro e a Copa Libertadores em 2024.
O atacante se destaca na posição de camisa 10, mas também pode brilhar vindo da esquerda, cortando para o meio para causar todo tipo de problema às defesas adversárias. Ele é pequeno, mas ágil, e uma ameaça constante ao redor da área.
Almada impressionou anteriormente no Atlanta United, da MLS, e fez parte do elenco da Argentina que venceu a Copa do Mundo em 2022.
Agora, após uma excelente temporada de amadurecimento no Brasil, chegou o momento de ver se este jovem de 23 anos pode se destacar em uma das principais ligas da Europa e causar impacto no Lyon, inclusive na Liga Europa de 2025.