O Natal (25) é uma das datas mais importantes para o varejo. Com a proximidade do período festivo, os consumidores estão demonstrando maior preocupação com os presentes para a noite do dia 24 ou amigos secretos entre amigos e colegas de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Abecs, associação que representa o setor dos meios eletrônicos de pagamento, o feriado natalino de 2024 deve movimentar R$ 50 bilhões em compras de presentes. O valor é 15,8% maior ante o mesmo estudo realizado no ano passado.
Esse aumento se deve a mudanças nos gostos dos consumidores e desejos de exclusividade, o que gera oportunidades para empresas oferecerem produtos mais refinados, como o mercado de luxo, ou que atendam a preferências específicas. Dentre os tipos de presente mais procurados estão roupas (60%), brinquedos (42%), calçados (18%) e cosméticos (15%).
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A média de gastos nas compras dos presentes é de R$ 446 em comparação com R$ 418 em 2023, aponta a pesquisa. A faixa etária é um dos fatores mais importantes na hora de quantificar os gastos natalinos.
Pessoas com 60 anos ou mais são mais propensas a gastar cerca de R$ 498 com as compras de fim de ano. Na população de 25 a 34 anos o gasto médio é de R$ 426. A Geração Z, dos 18 a 24 anos, desembolsa cerca R$ 351. O público masculino pretende gastar, em média, R$ 509 com presente de Natal, enquanto as mulheres têm a intenção de desembolsar R$ 379. Dentro do recorte por faixa etária, os jovens têm maior intenção de compra com 74% (18 a 24 anos) e 77% (25 a 34 anos).
A intenção por compras presenciais são prioridade em todas as regiões do Brasil, com 73% dos entrevistados preferindo buscar por presentes em lojas físicas. Dados da pesquisa ainda mostram que apenas 31% irão fazer as compras em lojas virtuais.
De acordo com o levantamento, o método de pagamento mais utilizado será o cartão, com 49% de preferência entre os entrevistados. Este meio também é o mais escolhido entre pessoas de 25 a 34 anos com 52% de adesão. Dos entrevistados, 77% optaram por parcelar, enquanto o segundo meio de pagamento mais mencionado é o Pix, com 40% de adesão.