Bom dia. Estamos na quarta-feira, 4 de dezembro.
Cenários
O dia traz alguns indicadores importantes. No Brasil, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), registrando uma queda de 1,8 ponto em novembro, para 79,9 pontos. Foi o menor nível desde os 79,4 pontos de junho deste ano. Na média móvel trimestral, o IAEmp recuou 1,1 ponto. “A combinação de aumento de incerteza nos últimos meses, com a expectativa de atividade econômica menos intensa no próximo ano, sugere um novo momento do indicador, com mais cautela por parte de empresários nas intenções de contratar”, diz Rodolpho Tobler, economista da FGV.
Além do IAEmp, nesta manhã o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a produção industrial de outubro.
Nos Estados Unidos, além de um discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), o banco central americano, haverá a divulgação do Livro Bege, um relatório detalhado realizado pelo FED sobre a situação da economia americana. O Livro Bege orienta os investidores sobre as tendências do consumo, do emprego e da produção, além de outras variáveis que podem influenciar a política monetária americana.
Também será divulgado o relatório de emprego das empresas privadas referente a novembro elaborado pela empresa de tecnologia ADP.
Perspectivas
Após uma sequência de indicadores de aquecimento econômico no Brasil e nos Estados Unidos, os investidores analisam os números para calibrar as expectativas para 2025. Vários profissionais do mercado já esperam números mais elevados para a inflação e para os juros, apesar de alguns sinais de desaceleração nos indicadores antecedentes.
Indicadores
- Brasil
Produção Industrial (Out)
Esperado: ND
Anterior: 1,1%
Produção Industrial (12m)
Esperado: ND
Anterior: 3,4%
- Estados Unidos
Nível de emprego ADP (Nov)
Esperado: 166 mil
Anterior: 233 mil
PMI Serviços (Nov)
Esperado: 57,0
Anterior: 55,0