Uma onda de solidariedade tomou conta de empresas, celebridades e bilionários, que estão mobilizando recursos para ajudar as vítimas dos devastadores incêndios florestais em Los Angeles. As chamas já levaram à evacuação de quase 200 mil pessoas e destruíram milhares de residências, incluindo as de várias personalidades famosas.
Leia também
A varejista online Amazon liderou os esforços com a doação de US$ 10 milhões (R$ 60,5 milhões) para grupos como a Cruz Vermelha, World Central Kitchen e a Fundação do Corpo de Bombeiros de Los Angeles. Além disso, ofereceu espaços publicitários no Prime Video para organizações não governamentais que apoiam os esforços de socorro.
A Apple também anunciou apoio através de seu CEO, Tim Cook, que afirmou no X que a empresa fará doações para os esforços de recuperação, embora não tenha especificado um valor. Daniel Lubetzky, fundador da KIND Snacks, declarou que sua organização, Frontline Impact Project, está trabalhando para levar suprimentos e esperança às vítimas.
A Airbnb colaborou com uma ONG local para oferecer moradia temporária gratuita aos desalojados, enfrentando uma avalanche de pedidos. A FanDuel e sua empresa-mãe, Flutter Entertainment, anunciaram doações combinadas de US$ 250 mil (R$ 1,512 milhão) para organizações como Americares e a Fundação do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
A Skechers, marca esportiva com sede em Los Angeles, anunciou uma doação de US$ 1 milhão (R$ 6,05 milhões) para instituições como a Cruz Vermelha Americana, Baby2Baby e ao Fundo de Alívio e Desastres da California Fire Foundation.
A Verizon isentou cobranças de chamadas, mensagens e dados para clientes em áreas afetadas, além de doar US$ 500 mil (R$ 3,025 milhões) para a Cruz Vermelha.
O Walmart prometeu US$ 2,5 milhões (R$ 15,125 milhões) em dinheiro e suprimentos essenciais, enquanto a varejista Kroger destinou US$ 1 milhão (R$ 6,05 milhões) para ajudar famílias impactadas.
Entretenimento
Na área de entretenimento, a Disney anunciou uma contribuição de US$ 15 milhões (R$ 90,75 milhões), incluindo apoio à Cruz Vermelha e ao Banco de Alimentos Regional de Los Angeles. A Paramount doou US$ 1 milhão (R$ 6,05 milhões) e a NFL destinou US$ 5 milhões (R$ 30,25 milhões) para organizações como a Fundação do Corpo de Bombeiros de Los Angeles e a Cruz Vermelha.
A Fox Corp. doou US$ 1 milhão (R$ 6,05 milhões) para o fundo de alívio da Cruz Vermelha e incentivou os telespectadores a apoiarem os esforços da organização.
Ao mesmo tempo, as comunidades locais também se mobilizam. Lojas e organizações estão convertendo espaços em centros de apoio, oferecendo roupas e suprimentos para os desalojados. Incêndios como o Palisades Fire e Eaton Fire continuam a queimar milhares de acres, com mais de 24 mortes confirmadas desde o início das chamas.
Celebridades
A atriz Eva Longoria se comprometeu com os esforços, prometendo igualar doações para a organização This is About Humanity até US$ 50 mil (R$ 302,5 mil). Além disso, anunciou a doação de US$ 1 milhão (R$ 6,05 milhões) de um prêmio recebido de Jeff Bezos em 2024.
Beyoncé, através de sua fundação BeyGOOD, doou US$ 2,5 milhões (R$ 15,125 milhões) ao Fundo de Alívio de Incêndios de Los Angeles, ajudando principalmente as comunidades de Altadena e Pasadena. O príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle fizeram doações financeiras. Além de fornecerem roupas e suprimentos, eles ofereceram apoio a organizações como World Central Kitchen e CAL FIRE. Meghan pediu ainda o adiamento da estreia de sua série na Netflix para dar foco às necessidades das vítimas.
Paris Hilton, que perdeu sua casa nos incêndios, criou um fundo emergencial e doou US$ 100 mil (R$ 605 mil), prometendo igualar doações de até outros US$ 100 mil.
Kylie Jenner, membro da família Kardashian-Jenner, também anunciou uma doação para o Fundo de Alívio e Desastres da California Fire Foundation, embora não tenha especificado o valor.
Celebridades como Halle Berry e Sharon Stone também se mobilizaram, apoiando uma loja local transformada em centro de doações de roupas para desalojados. Bethenny Frankel, ex-estrela de “Real Housewives of New York City”, anunciou que sua ONG BStrong fez parceria com a Global Empowerment Mission para enviar ajuda às áreas afetadas.