![De Leon](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/web_1000x1500_02-768x512.jpg)
Fernando De Leon tem uma das histórias mais incomuns entre os bilionários da lista da Forbes. Filho de pais mexicanos, ele nasceu no Texas, nos Estados Unidos. Por isso, graças ao direito de cidadania por nascimento, ele pode estudar nos EUA, mesmo com sua família — e ele — vivendo no México. “Eu vivi um experimento muito único, porque ninguém mais com quem cresci teve essa oportunidade”, diz De Leon, agora com 46 anos, à Forbes. Ele cruzava a fronteira todas as manhãs para ir à aula. Com apenas 13 anos, o bilionário se tornou o provedor de sua família. Ele convencia grandes nomes do mercado imobiliário americano, que estavam desenvolvendo projetos no exterior, de que poderia lidar com importantes tarefas de tradução.
Essa experiência inicial foi útil em 2006, quando ele fundou a Leon Capital, que começou com o desenvolvimento de terrenos para construtoras e depois passou para prédios de apartamentos. A empresa agora é um conglomerado que abrange 11 indústrias, incluindo odontologia, saúde mental e seguros, e gera mais de US$ 800 milhões (R$ 4,64 bilhões) em receita. De Leon possui pelo menos 70% de cada subsidiária e uma fortuna estimada em US$ 2,8 bilhões (R$ 16,24 bilhões), de acordo com estimativas da Forbes.
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A notável biografia de De Leon foi reconhecida na terça-feira (5), quando ele recebeu o Prêmio Horatio Alger, uma premiação prestigiosa para americanos que superaram adversidades para se tornar líderes proeminentes. Em conversas recentes com a Forbes, ele compartilhou alguns dos segredos de seu sucesso, confira quais são.
1. Construa negócios que melhorem a vida das pessoas
“Nos Estados Unidos, as pessoas que são recompensadas são aquelas que constroem coisas ou empresas que oferecem utilidade para os outros”, diz De Leon. “Precisamos investir em coisas que melhorem a vida das pessoas. Se fizermos isso, o capitalismo nos recompensa.” Isso por si só pode gerar algum sucesso, mas ele acrescenta que construir uma riqueza significativa também exige afetar um número considerável de pessoas: “Minha fórmula para a criação de valor sempre foi a utilidade de algo em relação ao que já existe e multiplicada pelo número de pessoas que se beneficiariam dele. Se você faz algo bom, mas para poucas pessoas, o capitalismo meio que não se importa.”
2. Permaneça com medo de estar quebrado
Porque cresceu com escassez, De Leon diz que tem “um medo de ficar sem dinheiro que está constantemente me puxando.” Ele explica que isso é útil, porque a complacência é perigosa. “Esse medo permeia todas as decisões com um senso de prudência. Estamos tentando ser conservadores com tudo.” Ele está sempre procurando maneiras de economizar dinheiro. Recentemente, enquanto verificava o inventário de dispositivos médicos nas suas empresas de odontologia, descobriu que estavam gastando US$ 20 milhões (R$ 116 milhões) anualmente em novas máquinas e as descartando 3 ou 4 anos depois, mesmo que ainda estivessem funcionando. Então, pediu à sua equipe que começasse a revender as máquinas antigas para compradores no México.
3. Se você quer ficar rico, tenha seu próprio negócio
Não seja apenas um empregado; ter um negócio próprio é uma das melhores maneiras de criar riqueza real, diz De Leon. A propriedade também incentiva o trabalho árduo que garante o sucesso da empresa — o que é uma das razões pelas quais os líderes dos negócios da Leon Capital frequentemente têm participações neles. Na avaliação do bilionário, a propriedade compartilhada de suas empresas médicas, compartilhada desde o início, dá aos médicos a chance de comprar participações mais tarde. “Uma das maiores mentiras por aí”, diz ele, “é que o modelo de private equity (PE) envolve propriedade real. As empresas de PE não mantêm seus investimentos. Elas apenas os alugam por alguns anos, cobram taxas sobre eles e depois precisam vendê-los.” Em contraste, De Leon prefere manter a longo prazo e possui 100% da Leon Capital e entre 70% e 100% de suas subsidiárias.
4. Mergulhe em múltiplas culturas
“Se você olhar para as pessoas que construíram negócios, aposto que vai perceber que elas geralmente viajaram para outros países, trabalharam lá e viram outras coisas”, diz ele. “Algumas são imigrantes, outras são a segunda geração de imigrantes, outras viveram no exterior.” De acordo com ele, mergulhar em diferentes culturas ajuda as pessoas a expandir sua visão de mundo de maneiras que beneficiam seus negócios. Como exemplo, De Leon cita Steve Jobs, cujas viagens à Índia o inspiraram parcialmente a criar a Apple. Para o empresário, crescer entre o México e os Estados Unidos lhe deu uma compreensão astuta do comportamento humano, o que o ajudou a recrutar efetivamente. “Eu consigo analisar as pessoas de forma mais construtiva”, observa.
5. Contrate pessoas que pensam de forma não convencional e têm resistência
Sobre recrutamento, De Leon explica o que procura ao contratar funcionários de alto nível. “Peço que me digam como resolvem problemas que não são prescritos institucionalmente ou que me deem um ponto de vista contrário sobre um problema existente.” Construir um negócio de sucesso geralmente envolve pensar de forma disruptiva, ele diz. O empresário considera que é preciso ter líderes “de resistência”, que possam lidar com os inevitáveis obstáculos que surgem ao iniciar uma nova empresa: “Eu não quero estar nas trincheiras com alguém que, ao primeiro sinal de problema, fuja.”
6. Garanta que seus gerentes sejam especialistas
De Leon garante que seus gerentes sêniores sejam especialistas no assunto e conheçam cada detalhe de seus negócios, incluindo os custos relevantes em todos os níveis. Para ele, se um gerente não puder responder às suas perguntas durante uma reunião ou se ele perceber que a pessoa está consultando um subordinado para obter detalhes, De Leon retirará capital desse negócio. “Estamos tomando decisões importantes. Temos que estar certos, dados precisos são essenciais”, destaca.
7. Estude a concorrência
O empresário recomenda encontrar fraquezas. Ele explica que isso requer analisar tudo o que os concorrentes parecem fazer com sucesso, mas com ceticismo obstinado e com audácia suficiente para acreditar que você pode desafiá-los. “ Se você puder encontrar uma maneira de replicar ou superar isso, pode praticamente construir um negócio em qualquer setor.”