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As vendas globais do McDonald’s registraram um aumento surpreendente no quarto trimestre, informou a empresa nesta segunda-feira (10), impulsionadas pela demanda por seus hambúrgueres e batatas fritas a preços acessíveis entre clientes do Oriente Médio, Japão e China.
O resultado ocorreu apesar de uma queda maior do que a esperada nas vendas nos Estados Unidos, devido a um surto de E.coli em outubro e a gastos cautelosos.
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A pressão de demanda sobre as cadeias de fast-food que operam no Oriente Médio tem diminuído gradualmente depois de boicotes informais generalizados às empresas ocidentais por conta de sua postura pró-Israel em meio ao conflito na Faixa de Gaza.
O surpreendente crescimento das vendas do McDonald’s na região compensou uma certa fraqueza em seu mercado doméstico, onde registrou queda de 1,4%, a maior desde a pandemia da Covid-19.
O McDonald’s e seus rivais têm se apoiado em refeições de valor acessível em 2024 para estimular os gastos entre clientes que preferem fazer comer em casa.
O McDonald’s estendeu a oferta de sua refeição de US$ 5, lançada em junho, para dezembro e introduziu o Chicken Big Mac em outubro, junto de outros lançamentos especiais.
O tráfego de clientes nos EUA melhorou ligeiramente no quarto trimestre em comparação com o ano anterior, disse a empresa, mas isso foi compensado por um valor médio menor gasto pelos clientes por visita.
As visitas dos clientes também foram afetadas por um surto de E.coli em outubro, que forçou o McDonald’s a suspender temporariamente as vendas de seus hambúrgueres Quarteirão em 20% de seus 14.000 restaurantes nos EUA por cerca de duas semanas.
As vendas globais aumentaram 0,4% no trimestre encerrado em 31 de dezembro, em comparação com as expectativas de um declínio de 0,63%, de acordo com dados compilados pela LSEG.
O resultado foi impulsionado por um aumento de 4,1% no segmento de negócios do McDonald’s, onde os restaurantes são operados por parceiros locais, liderados pelo Oriente Médio e Japão. Os executivos da empresa disseram em uma chamada que a demanda está se estabilizando na China.
O lucro trimestral ajustado por ação de US$ 2,83 ficou em linha com as expectativas do mercado.