![Forbes Brasil - Pré-mercado](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Pre_Bolsa-1-768x512.png)
Bom dia. Estamos na quarta-feira, 12 de janeiro.
Cenários
A grande expectativa desta quarta-feira (12) é com a divulgação da inflação de varejo americana de janeiro medida pelo Consumer Price Index (CPI). A mediana das expectativas dos investidores é de estabilidade. A projeção para a variação de preços acumulada em 12 meses é de 2,9%, em linha com o resultado nos 12 meses até dezembro.
Leia também
No caso do núcleo do CPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia, a mediana das expectativas é de uma leve desaceleração, para 3,1% em 12 meses, ante os 3,2% no acumulado até dezembro de 2024.
Perspectivas
Apesar da leve desaceleração do núcleo, que tende a mostrar uma perspectiva mais precisa para a inflação no longo prazo, é pouco provável que o Federal Reserve (FED), o banco central americano, reduza os juros no curto prazo. Na terça-feira (11), Jerome Powell, presidente do FED, realizou seu depoimento semestral diante do Senado americano. E nesta quarta-feira deve repetir a apresentação diante da Câmara dos Deputados.
Powell repetiu o que vem afirmando nos últimos tempos: que o FED não tem pressa para reduzir os juros e que a política monetária está na dependência dos dados, apesar de o mercado de trabalho estar acomodado (ou seja, sem pressionar os preços para cima, mas também sem aliviar a inflação).
Indicadores
- Brasil
Pesquisa Mensal de Serviços (Dez)
Esperado: ND
Anterior: – 0,9%
Pesquisa Mensal de Serviços (12m)
Esperado: ND
Anterior: + 2,9%
- Estados Unidos
Consumer Price Index (Jan)
Esperado: + 0,3%
Anterior: + 0,4%
Consumer Price Index (12m)
Esperado: 2,9%
Anterior: 2,9%
Núcleo do Consumer Price Index (Jan)
Esperado: + 0,3%
Anterior: + 0,2%
Núcleo do Consumer Price Index (12m)
Esperado: 3,1%
Anterior: 3,2%
Depoimento de Jerome Powell