
Bom dia. Estamos na segunda-feira, 24 de fevereiro.
Cenários
A semana antes dos feriados de Carnaval começa com Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de fevereiro no Brasil e o relatório Focus, e termina com a inflação americana mais importante para o Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos, o índice Personal Consumption Expenditure (PCE).
O ICC de fevereiro, a ser divulgado nesta segunda-feira (24), pode confirmar uma piora sistemática nas expectativas que vem ocorrendo desde o fim de 2024. Ou, no sentido inverso, pode demonstrar que a confiança dos consumidores começou a melhorar.
O primeiro levantamento deste ano não foi positivo: o ICC iniciou 2025 com uma queda forte e recuou para 86,2 pontos, ante 91,3 pontos em dezembro de 2024. O número de janeiro registrou a segunda queda consecutiva do índice. Em dezembro, o ICC havia caído 3,1 pontos em relação aos 94,4 pontos registrados em novembro.
Em dois meses, de novembro a janeiro, o ICC recuou de 94,4 pontos para 86,2 pontos, uma baixa de 8,2 pontos percentuais. Segundo a FGV, um índice de 100 pontos é considerado neutro – os consumidores não estão nem pessimistas nem otimistas. Assim, os números de novembro já indicavam pessimismo, tendência que se acentuou nos dois meses seguintes.
Perspectivas
A confirmação de uma piora das expectativas dos consumidores é mais um ponto de preocupação na formação de expectativas. Na sexta-feira (21) os mercados reagiram negativamente à divulgação de uma pesquisa realizada por cientistas chineses que encontrou um vírus em morcegos parecido com o da Covid. A pesquisa mostrou que ele pode infectar células humanas.
O vírus, denominado HKU5-CoV-2, ainda não foi detectado em humanos e seu risco de transmissão é significativamente menor que o SARS-CoV-2, vírus da Covid-19, que provocou a pandemia. Mesmo assim, a reação dos mercados – considerada exagerada – foi forte, indicando a tensão dos investidores.
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
Índice de Confiança do Consumidor FGV (Fev)
Esperado: ND
Anterior: 86,2
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes