O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (3) que vai suspender as tarifas planejadas contra o México e que as negociações continuarão para se chegar a um “acordo” entre os dois países.
A notícia foi anunciada pelo próprio presidente, em uma publicação nas redes sociais, após conversar com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, por telefone. No post, Trump afirmou que participaria das negociações junto com os chefes dos departamentos de Estado, Tesouro e Comércio dos EUA. Sheinbaun confirmou o acordo temporário em publicação no X.
Leia também
Segundo a presidente mexicana, o acordo também prevê México se comprometa a enviar mais de 10 mil membros de sua Guarda Nacional à fronteira com os EUA para impedir que as drogas, principalmente o fentanil, entrem em território norte-americano.
Os Estados Unidos, em troca, prometeu trabalhar para parar o fluxo de armas de fogo potentes para o México, disse a presidente mexicana.
No último sábado (1º), a Casa Branca anunciou que produtos vindos de Canadá e México passariam a ter um imposto de importação de 25%, enquanto os de origem chinesa teriam um aumento de 10%.