
Nesta quinta-feira (10), começou a terceira edição do Fórum Brasileiro de Líderes de Energia — powered by Forbes. O evento vai analisar uma reforma estrutural do setor energético do país. Segundo Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, isso deverá ser regulamentado ainda neste ano por meio de uma medida provisória.
“Precisamos nos orgulhar das nossas políticas públicas. Não há país no mundo que nos desrespeite, sobretudo quanto à energia. Somos os líderes da matriz energética mundial. Os Estados Unidos não possuem um sistema semelhante ao nosso”, comentou Silveira.
O ministro também destacou a pluralidade energética brasileira. “Queremos aproveitar o nosso potencial híbrido energético. Faremos o primeiro leilão de energia híbrida do país, impulsionando ainda mais as possibilidades”, afirmou Silveira.
Apesar da diversidade de fontes de energia, a autoridade disse que ainda é preciso melhorar a questão do custo energético nas tarifas. “No atual modelo, os custos caem na conta da população. Por isso, queremos abrir o mercado para todos, organizando de forma econômica e fazer a segurança do sistema. O consumidor terá a liberdade de escolher o fornecedor de energia”, explicou o ministro.
Outros destaques que compareceram ao evento na parte da manhã foram: Elbia Gannoum do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS); Sandoval Feitosa, diretor geral da Aneel; Marcelo Moraes, CEO do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia; Mario Menel, presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE); e Antonio Carlos Vilela, vice-presidente da Firjan e presidente do Conselho empresarial de Energia Elétrica.