Segundo dados recentes do Sebrae, 40,1% das mulheres empreendem porque precisam ganhar mais; outras 33,6%, porque buscam independência financeira. Somente 5% abrem um negócio com planejamento e recursos para isso.
Para falar sobre esse tema, conversamos com Ana Fontes, presidente da Rede de Mulheres Empreendedoras do Brasil, a primeira e a maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do país, com o propósito de empoderar empresárias economicamente, garantindo independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas.
“A gente foi criada para não estar no ambiente do dinheiro, para não estar no ambiente de poder”, afirma Ana.
Não fomos ensinadas a cuidar de dinheiro. Por medo, delegamos a gestão financeira, que é o coração de nossa empresa, para quem julgamos “saber”. Talvez seja essa uma das razões do elevado número de mortalidade dos negócios geridos por mulheres.
Ainda segundo o Sebrae, trabalhamos em média 18% menos horas em nossos empreendimentos do que os homens, por termos outros afazeres além de buscar nosso sustento. E as diferenças não param: pagamos mais juros que os homens quando tomamos um empréstimo, em média 3,5% mais que eles. Aceitável seria se fossemos mais inadimplentes, ocorre que mulheres são melhores pagadoras.
A RME mantém um portal com conteúdo gratuito sobre empreendedorismo e disponibiliza um mural de anúncios dos negócios das mais de 56 mil participantes da rede.
Para cumprir sua missão, Ana e sua equipe não só se colocam no lugar das mulheres empreendedoras, mas também agem. Por meio de de palestras, workshops, eventos de networking, rodadas de negócios e programa de mentoria, a RME promove uma verdadeira capacitação às participantes. O Facebook é o principal canal de divulgação das atividades, com mais de 260 mil fãs na página e um grupo com mais de 30 mil empresárias em diálogo constante.
Sabemos que podemos cometer erros, precisamos é parar, analisar e aprender com os mesmos. A RME está aí para aumentar suas chances de sucesso. Empreenda como uma mulher!
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.